Campo Grande, 22/07/2024 08:08

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Economia

Economia • 09 jul, 2024

Etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócio: inscrições abertas em MS


Com cinco categorias, a premiação reconhece mulheres empreendedoras em todo o estado que estejam com negócio estabelecido formalmente há 1 ano

Com histórias inspiradoras e autênticas, o empreendedorismo feminino é celebrado e valorizado por meio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). Em Mato Grosso do Sul, as inscrições da etapa estadual estão abertas até o dia 30 de julho e podem ser realizadas de forma gratuita no site oficial. A premiação evidencia mulheres líderes de negócio em todo o país e possui cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Ciência e Tecnologia, Produtora Rural e Negócios Internacionais.

Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Vânia Torraca, o prêmio é uma oportunidade de promover o negócio e, dessa forma, fomentar o empreendedorismo feminino. “É mais do que uma homenagem. É um reconhecimento vibrante à força, à garra e à paixão de mulheres que constroem um futuro promissor para o Brasil. Celebramos mulheres que, com inovação, visão de futuro e excelência em gestão, transformam seus negócios em motores de impacto social e econômico. Ao destacarmos a trajetória dessas empreendedoras extraordinárias, inspiramos outras mulheres a desbravar seus sonhos. Acreditamos que cada história de sucesso é um farol que ilumina o caminho para outras mulheres conquistarem seus objetivos”, afirma a analista.

Composto por três etapas, estadual, regional e nacional, o prêmio existe desde 2004 com o intuito de reconhecer histórias, atuando também no fortalecimento da rede de mulheres empreendedoras por meio do contato e representatividade. Na edição 2024, a etapa estadual reconhece, em cada uma das cinco categorias da premiação, três vencedoras, classificadas em 1º, 2º e 3º lugar.

Quem pode participar?

Para participar, as interessadas devem ser maiores de 18 anos, proprietárias de microempresas, empresas de pequeno porte ou microempreendedoras individuais (MEI), todas com CNPJ. No caso de produtora rural, os requisitos incluem inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ou que explorem atividade pesqueira, e possuam registro no Ministério da Pesca.

Todos os pequenos negócios devem ter sido estabelecidos formalmente há, no mínimo, um ano (data de abertura anterior a 01/01/2023). A inscrição é composta pelo preenchimento de um formulário eletrônico e um vídeo de apresentação da candidata, conforme as orientações. Para conferir mais detalhes, confira o regulamento.

Premiação

A premiação estadual e se encerra no dia 9 de setembro e, a partir disso, as empreendedoras que garantiram o primeiro lugar em cada categoria em Mato Grosso do Sul são classificadas para a fase regional e disputam a premiação com representantes de outros estados do país localizados na região Centro-Oeste.

Na etapa regional, novamente, apenas uma candidata por categoria será selecionada entre os estados para concorrer a fase nacional, disputando com representantes de todas as regiões do Brasil. O grupo será avaliado por uma comissão técnica nacional e participa do evento de premiação em Brasília, quando as grandes vencedoras de cada categoria serão reveladas em uma cerimônia prevista para o mês de novembro, quando se comemora do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

Na solenidade da etapa nacional, as vencedoras de cada categoria serão classificadas em 1º, 2º e 3º lugar. Este ano, as três primeiras colocadas do nacional irão receber um troféu, a participação em uma missão técnica nacional e um aparelho eletrônico como instrumento de trabalho.

Mais informações sobre o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.




Deixe seu comentário