Campo Grande, 16/04/2024 19:37

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Educação

Educação • 21 fev, 2024

Com apoio da Alems assentados do Pantanal poderão ter escola


 

Projeto de construção de uma escola de ensino médio na região do Alto Pantanal para atender jovens de assentamentos pode ser concretizado no próximo ano com a ajuda de parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Na tarde desta terça-feira (20), os deputados Zeca do PT e Gleice Jane (PT) receberam, na Casa de Leis, representantes de agricultores familiares de Corumbá para tratar do assunto. A oferta do ensino médio é um caminho para a redução do êxodo da juventude rural – nos últimos dez anos, cerca de 2,2 mil jovens do Pantanal trocaram o campo pela cidade.

Conforme a proposta, a escola será construída em uma área de aproximadamente 15 hectares do assentamento Taquaral, em Corumbá. No local, há uma edificação onde funcionava uma estação experimental do campo e um prédio, que era usado pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). “Hoje, funciona, no local, de forma precária, um posto de saúde. Então, também queremos discutir, junto com o projeto da escola, a demanda de construção de um posto de saúde no assentamento Taquaral e outro no assentamento Paiolzinho [também em Corumbá]”, detalhou o presidente da Associação da Escola Família Agrícola da Região Pantaneira, Sérgio da Silva Pereira.

De acordo com Sérgio Pereira, a ideia é iniciar o funcionamento da escola no próximo ano com duas turmas do primeiro ano do ensino médio com 40 alunos cada. O curso seria no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), ação do Governo federal que destina verbas a estudantes do ensino superior, mas também a alunos do ensino médio profissionalizante.

Foto de Wagner Guimarães




Deixe seu comentário