Campo Grande, 27/05/2024 11:55

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Meio ambiente

Meio ambiente • 12 maio, 2024

Projeto visa fotografar o Pantanal por 10 anos


 

Em apoio à pecuária sustentável, o fotojornalista José Medeiros, autor do primeiro fotolivro de MS e MT com foco no homem pantaneiro – ” O Pantanal de José Medeiros”, se reunirá com o presidente da ABPO, Eduardo Santa Lucci Cruzetta, para apresentar seu livro e o projeto “Pantanal + 10″, no dia 13/05, às 9h, na sede da associação. Nesse encontro ele irá manifestar seu apoio ao movimento de pecuária sustentável, que dentre outros objetivos, visa a valorização da carne e a permanência do homem pantaneiro em sua atividade histórica no bioma.

” Meu objetivo é o Pantanal de gente”, enfatiza José Medeiros.

Sua meta é criar um acervo de fotos e vídeos para deixar um legado da realidade pantaneira e suas transformações para as futuras gerações. Nesse propósito quer expandir o trabalho que desenvolve há cerca de 15 anos no Pantanal de MT para a planície pantaneira de MS. Os registros do “Pantanal + 10” serão publicados em livros a cada dois anos e episódios temáticos exibidos no YouTube.

Informações Adicionais:

José Medeiros é campo-grandense, radicado em Cuiabá MT, fotógrafo-documentarista, seu livro ” O Pantanal de José Medeiros”, foi publicado em três idiomas: português, inglês e espanhol, 240 páginas, e tem o homem pantaneiro tradicional, sua lida com o boi, suas crenças e costumes, como protagonista. As fotos artísticas fogem do óbvio e captam a essência do pantaneiro.

A obra foi organizada pela editora e jornalista Maria Teresa Carrión, e apresentada pelo fotógrafo Walter Firmo, um dos mais renomados documentaristas do país; pela crítica de arte Aline Figueredo, que inseriu a arte de MT no cenário nacional e autora do livro: “A Propósito do Boi”, além de outros especialistas em exposições de fotografias no Brasil.

Sobre a obra de José Medeiros a jornalista Carla Pimentel Águas, doutora em Pós-colonialismo e Cidadania Global escreveu:

” Ainda que também perca o fôlego diante de tanta beleza daquele espaço, não só o cenário seduz o artista: é a figura humana, mergulhada naquela imensidão, que está na mira do seu olhar” – Editora Entrelinhas (https://www.editoraentrelinhad.com.br)

Medeiros começou sua carreira no Jornal Correio do Estado (CG/MS), tem inúmeros trabalhos jornalísticos no agronegócio em MT e há mais de uma década registra o Pantanal de Gente, tendo criado um banco de imagens de grande valor artístico e histórico. Tem publicações na Folha de São Paulo, O Globo, Estadão e outros veículos nacionais; além de trabalhos no Fotos da Terra. É um apaixonado pelo Pantanal e suas tradições, desenvolve ações sociais esporádicas com as comunidades pantaneiras mais isoladas em MT e quer ampliar seus registros no Pantanal de MS.

OBS: O fotógrafo disponibilizará fotos do seu acervo para a imprensa, durante o encontro com o presidente da ABPO




Deixe seu comentário