Campo Grande, 29/03/2024 10:09

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 04 maio, 2021

A CPI da Pandemia é um erro político, defende Ciro Nogueira


 

Crise sanitária está no seu auge –  Brasil perderá tempo precioso  –  Prioridade agora é a vacinação  – Investigação deveria vir depois

Cadeiras na sala da CPI da Covid, marcadas para isolamento social: para o senador Ciro Nogueira, trabalhos deveriam ficar para depois do ápice da pandemia


04.maio.2021 (terça-feira) – 5h50

Qual é a sua opinião definitiva sobre este artigo? Começo com essa pergunta inusitada porque ela reflete não apenas a impossibilidade de sua resposta (afinal, o artigo ainda está no primeiro parágrafo), como também a maior e mais incontornável contradição da chamada CPI da Pandemia, da qual sou titular.

Sem dúvida, algum tipo de culpado ou culpados devem ser buscados e punidos. Sem dúvida, alguma responsabilização deve ser identificada e atribuída. Mas fazer isso no auge da pandemia? Quando ainda sequer todo o enredo dessa tragédia foi totalmente conhecido, a ponto de ser devassado em sua inteireza? É como tentar responder à pergunta do início do artigo: uma precipitação, uma impossibilidade, algo que, se produzir uma resposta, certamente será errada ou parcial.

Receba a newsletter do Poder360

Por isso, sempre defendi, sim, que houvesse uma CPI. Mas não no auge da pandemia. Quando examinamos as maiores economias do mundo, algumas delas com índices de vacinação mais baixos que o Brasil, não há nenhuma investigação em seus parlamentos federais em curso. Quando analisamos as 20 maiores populações do planeta, não há nenhuma CPI em funcionamento. Quando levamos em consideração os 20 países com as maiores taxas de mortes por milhão de habitantes, nenhum deles está fazendo alguma espécie de CPI federal. Ou seja, será que só nós estamos certos e o mundo inteiro está errado? Ou será que as tentações da véspera de um ano eleitoral, de uma campanha presidencial, estão falando mais alto do que a prudência e a solidariedade, que deveria haver com o sofrimento de centenas de milhares de irmãos e irmãs brasileiros?

Sim, porque solidariedade não é surfar na onda da dor e da indignação, não é tirar proveito do luto ou tentar transformar sofrimento em benefícios políticos e eleitorais. Solidariedade humana, agora, é uma coisa só: união de esforços para derrotar o vírus, foco contra a pandemia e não contra governo, contra um, contra o outro. Nossa única prioridade é vacinar, vacinar, vacinar e vacinar. Somente quando todos os brasileiros estiverem imunizados, o país poderá voltar plenamente à normalidade, a economia crescer a pleno vigor e poderíamos superar esta crise, que é mundial. Sem contar o que considero o maior paradoxo da CPI da Pandemia, que é justamente estar sendo realizada no auge da crise sanitária.

As cúpulas do Ministério da Saúde, da Anvisa, da Presidência da República, dos governos estaduais –enfim, o comando administrativo do país– terão de dedicar uma parte considerável do tempo que deveria estar concentrado exclusivamente no combate à pandemia, para atender às demandas e pedidos de informação… da CPI da Pandemia! Ora, quando essas autoridades e esses corpos técnicos mais precisam estar voltados para o problema em si, surge uma comissão política para drenar tempo e atenção do problema real, o único problema que realmente importa agora –a pandemia. Só isso já justificaria que a CPI fosse realizada após este momento, que é o mais dramático e delicado da crise.

E há exemplos no mundo onde isso aconteceu. Na região da Lombardia, no norte da Itália, um surto de mortes extremamente alto ocorreu logo na 1ª onda. E o que se fez? Aprovou-se uma espécie de “CPI”. Mas para quando? Ela só está sendo colocada em prática agora, pois só neste momento –mais de 1 ano depois daquele pico de crise– é possível fazer uma análise objetiva, pragmática, lúcida e desapaixonada dos fatos e com base na integralidade do ocorrido, diga-se de passagem. E não com base em fatos parciais.

É exatamente o contrário do que está sendo feito aqui. Seja qual for o resultado final da CPI, podemos antecipar que ele será parcial, assim como a resposta logo no início do artigo. Não se pode dar uma resposta final antes de se conhecer a totalidade dos fatos. Se isso vale para um simples texto de opinião, mais ainda deve valer para uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Fonte – Poder 360




Deixe seu comentário