Campo Grande, 29/04/2024 07:08

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 25 out, 2022

Ação da prefeitura leva prevenção e conscientização sobre o câncer


 

A Prefeitura de Campo Grande promoveu na manhã deste sábado (22), em alusão ao Outubro Rosa, várias ações para as mulheres que passaram pela Praça Ary Coelho. A prefeita Adriane Lopes, que participou das atividades, destacou a importância de eventos como esse, que buscam estimular as mulheres na prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

“É uma alegria estar aqui nesta manhã, em uma ação tão especial de conscientização do cuidado que nós mulheres temos que ter com a nossa saúde. A prevenção é o melhor caminho. Quanto antes o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Vamos lembrar a todas as mulheres de marcar o seu preventivo. Cuidar da nossa saúde é essencial”, disse a Prefeita.

Exame preventivo de Papanicolau, Aulão de Zumba, corte de cabelo, encaminhamento e cadastro para o mercado de trabalho, pintura facial para as crianças, distribuição de lenços e turbantes para mulheres em tratamento contra o câncer foram alguns dos serviços disponibilizados para quem passou pelo local.

A dona de casa Selma Brito dos Santos e a sua irmã Claudiva Brito passaram pela Praça Ary Coelho neste sábado e aproveitaram a ação.

“Estava com cinco anos que eu não fazia exames. Vim ao Centro pagar uma conta e aprovei a oportunidade no evento para fazer exame preventivo, porque quase não temos tempo durante a semana”, explicou Selma. “É muito importante fazer o exame porque ficamos tranquila sabendo que está tudo bem com a saúde”, acrescentou Claudiva.

O evento foi organizado pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (Semu) em parceria com a Sesau, Sectur, Funesp, Funsat, Guarda Civil Metropolitana e Instituto Embelleze.

“A gestão Municipal, empenhada em todos os espaços públicos da nossa cidade, busca oferecer serviços, informações e acesso à população. Uma gestão democrática e integrada com a população”, disse a subsecretária da Semu, Carla Stephanini.

O Instituto Embelleze também recebeu doações de cabelos para confecção de perucas. Eudes de Oliveira, assistente parlamentar, foi uma das que doou e destacou os motivos da ação.

“Sei da grande importância desse gesto em doar o cabelo. Vivi de perto esse sofrimento com minha mãe que  teve câncer. Passei muito tempo lutando com ela. Quando ela foi descobrir, já era muito tarde. Então, é muito importante a visita ao médico, das pessoas fazerem os exames com antecedência”, finalizou Eudes.

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde lançou no início do mês, dentro da programação da campanha Outubro Rosa, o sistema de agendamento on-line de exame preventivo para facilitar o acesso das pacientes e contribuir para aumentar a procura pelo serviço de saúde.

Para agendar o exame de preventivo, a paciente deverá acessar o link http://agendeseupreventivo.campogrande.ms.gov.br/ disponível no site oficial da Sesau. Basta preencher o cadastro e buscar a data, horário e local desejado para fazer a coleta.




Deixe seu comentário