Campo Grande, 01/05/2024 20:32

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 29 ago, 2022

Agosto tem chuvas acima da média histórica em todo MS


Nos municípios de Campo Grande, Aquidauana e Nova Alvorada do Sul, as chuvas ficaram acima de 170 mm

Mapa do Tempo em MS (Foto: Divulgação )

A meteorologia tem notado um mês de agosto atípico em Mato Grosso do Sul por causa de registros de chuvas acima da média histórica em todas as regiões do Estado. O motivo: frentes frias, mudança na rota dos ventos e transporte de umidade que favoreceram a formação das tempestades.

Relatório elaborado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) com dados referentes aos primeiros 22 dias do mês aponta precipitação pluviométrica de 0 a 80 milímetros (mm) nas regiões do Pantanal, Sudoeste, Norte e Bolsão. Já no Centro-Sul, as chuvas ficaram entre 80 e 200 mm.

Nos municípios de Campo Grande, Aquidauana e Nova Alvorada do Sul, as chuvas ficaram acima de 170 mm, entre 1° e 22 de agosto. Por outro lado, Porto Murtinho e Corumbá tiveram chuvas abaixo de 55 mm.

Além disso, praticamente todos os municípios registraram chuvas acima da média histórica, com exceção Paranaíba, que teve chuva 43,3% abaixo da média histórica.

Na meteorologia, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 metro quadrado.

Mudança climática

Segundo explica o documento do Cemtec, a condição climática atuante no mês de agosto é o La Ninã, que favorece a ocorrência chuvas abaixo da média climatológica no Estado, principalmente no Sul.

Além disso, outros fatores climáticos com influência no clima do Brasil favoreceram as chuvas atípicas no mês de agosto. Entre eles, a atuação da Oscilação Antártica, que é um importante modo de variabilidade climática do Hemisfério Sul. ( Fonte Conjuntura On Line)




Deixe seu comentário