Campo Grande, 23/06/2024 14:12

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 23 maio, 2024

Águas Guariroba realiza obras de saneamento em 11 bairros


As obras do Programa Campo Grande Saneada chegam a cada vez mais bairros de Campo Grande. Nesta semana, 11 bairros estão sendo beneficiados. Só em 2024, a Águas Guariroba implantou 101,5 quilômetros de rede de esgoto na Capital. A meta é implantar 200 km neste ano e alcançar a universalização dos serviços de saneamento.

Os bairros beneficiados são: Moreninhas, Nova Campo Grande, Jardim Centro-Oeste, Aero Rancho, Jardim Seminário, Caiobá, Samambai, Centenário, Tiradentes, São Conrado, Homex.

No acumulado, as obras permitem a ligação de mais 10,6 mil domicílios a rede de esgoto, o que representa mais de 30 mil pessoas beneficiadas.

“São 30 mil pessoas dando adeus às preocupações com doenças e ao mau cheiro das fossas. O Programa Campo Grande Saneada tem o orgulho de construir um futuro mais saudável, com qualidade de vida elevada e um ambiente propício para o desenvolvimento. Estamos comprometidos em unir forças, conectando-nos a cada um para fazer a vida acontecer. Essa é apenas uma etapa desta jornada, e continuaremos trabalhando incansavelmente para transformar positivamente a realidade de Campo Grande. Juntos, construiremos um futuro mais limpo, seguro e próspero”, pontua o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.

Desde que assumiu os serviços de água e esgoto de Campo Grande, a Águas Guariroba trabalha para ampliar e melhorar o saneamento básico na Capital. Atualmente, o abastecimento de água está disponível em todas as regiões e a rede coletora de esgoto alcança quase 90% da cidade. Universalizar o serviço de esgoto para todos os bairros é a principal meta da empresa.

Em Campo Grande, todo o esgoto coletado pela Águas Guariroba é tratado antes de ser lançado nos córregos. Hoje, a Capital conta com duas estações de tratamento de esgoto (ETEs). A maior, ETE Los Angeles, trata 900 litros por segundo. Já a ETE Imbirussu tem tecnologia inédita no Brasil e trata 120 litros por segundo.

Além de tratar 100% do esgoto que coleta, a Águas Guariroba segue padrões internacionais na realização do processo, garantindo total confiabilidade perante órgãos ambientais. O laboratório de efluentes da concessionária foi o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber a Acreditação do INMETRO (CGCRE) em sete processos de análise.




Deixe seu comentário