Campo Grande, 21/05/2024 12:52

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 19 abr, 2024

Alerta Ambiental: Lia Nogueira reivindica reparo do alambrado na APA do Lajeado


 

Preocupada com a preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lajeado, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou o empenho da Prefeitura de Campo Grande para que seja realizada a restauração do alambrado de proteção da área, ao longo de todo o trecho situado no complexo residencial Maria Aparecida Pedrossian, composto por cerca de 10 bairros.

Conforme apontado pela deputada, sua proteção tem sido negligenciada devido à falta de manutenção do alambrado que circunda a área, sendo frequentemente danificado por vândalos ou deteriorado pela ação do tempo.

Em vários pontos, especialmente na região do bairro Maria Aparecida Pedrossian, a vegetação invadiu o alambrado ou árvores caíram sobre ele, derrubando-o. Além disso, há relatos da população sobre indivíduos que romperam o alambrado para utilizar a mata como esconderijo para práticas ilícitas, consumo de drogas e até mesmo para o descarte de lixo, incluindo móveis, resíduos de construção e animais mortos. Essas atividades comprometem não apenas a biodiversidade, mas também a segurança dos moradores”, explica a deputada, destacando que a reserva abriga uma variedade de espécies, como macacos, quatis, cutias e antas, e tem sua preservação ameaçada devido ao fácil acesso à área urbana.

Lia Nogueira pontua ainda que, nos últimos tempos, moradores têm observado antas atravessando o prolongamento da Avenida Marinês Souza Gomes, o que representa um risco para os motoristas, especialmente à noite, devido à visibilidade reduzida. “Esta situação nos preocupa ainda sobre a questão da segurança viária e destaca a necessidade de medidas para proteger tanto os animais quanto os usuários da via“, ressalta a parlamentar.

A APA do Lajeado é uma reserva significativa, com uma área de aproximadamente 3.560 hectares, localizado no sudoeste da cidade, e uma fonte crucial de abastecimento de água para o município, pois o Córrego Lajeado é o segundo maior sistema produtor de água (13%), ficando atrás apenas do Córrego Guariroba (40%).




Deixe seu comentário