Campo Grande, 24/04/2024 22:08

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 03 jun, 2021

Após remanejamento, Secretaria Saúde envia para municípios doses de Coronavac para a segunda dose


Após realizar remanejamento, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) enviou para sete municípios nesta quarta-feira (2) 7.300 doses de Coronavac para aplicação de segunda dose.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou que foi encaminhado ao Ministério da Saúde levantamento enviado por cada município sobre o número de doses de Coronavac que necessitavam para a aplicação da segunda dose. “O Ministério da Saúde nos enviou o número de doses que solicitamos. Entretanto, alguns municípios fizeram um subdimensionamento das pessoas que estavam com a segunda dose da Coronavac atrasada.
Por isso fizemos levantamento junto aos municípios para o remanejamento de doses não usadas para enviarmos aos que estão precisando”, disse.

Essa remessa ocorreu após pesquisa feita pela SES junto aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Foi feito remanejamento junto aos municípios que zeraram o déficit de D2 de Coronavac e aceitaram trocar por doses da vacina da Astrazeneca, para que pudessem ser utilizados pelas didades que estão com pessoas esperando pela segunda dose da Coronavac.

Foram enviadas cinco mil doses para Campo Grande, duas mil doses para Dourados, 60 doses para Paraíso das Águas, 40 doses para Tacuru, 20 doses para Nova Alvorada do Sul, 50 doses para Sete Quedas e 130 doses para Aquidauana.

A orientação do Ministério da Saúde é que a população deve tomar a segunda dose da vacina mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado, para se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a Covid-19.

Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 1.198.691 pessoas, sendo 834.158 com a primeira dose e 364.533 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 29,69% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 12.98% foram imunizados com a segunda dose.

Airton Raes, SES

 




Deixe seu comentário