Campo Grande, 29/04/2024 06:01

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 02 mar, 2022

Aquidauana: Hospital Cassems completa 14 anos inovando


Inaugurado em fevereiro de 2008, o Hospital Cassems de Aquidauana foi o quarto da Rede Hospitalar da Caixa dos Servidores e, em 2022, completa 14 anos de cuidados com a população do município e de cidades vizinhas, como Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti e Bodoquena. Alinhando tecnologia de ponta à humanização no atendimento, a unidade é referência para o Portal do Pantanal.

A Unidade Hospitalar da Caixa dos Servidores de Aquidauana conta com 95 funcionários e o corpo clínico é formado por 16 especialistas, 8 médicos clínicos plantonistas, 1 nutricionista, 1 fisioterapeuta para atender os pacientes internados e 1 psicóloga. O hospital dispõe das seguintes especialidades: Anestesiologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Nefrologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia, além de Cirurgias Geral, Torácica, Vascular e Médica.  Em 2021, o hospital realizou quase 23 mil consultas, mais de 1.200 internações, quase 500 cirurgias e mais de 1.900 exames.

Mesmo com os impactos que a pandemia de Covid-19 trouxe, o hospital seguiu investindo em melhorias nos últimos anos, tanto na sua estrutura, quanto em equipamentos. A recepção do Pronto Atendimento Médico (PAM) foi ampliada e dividida entre a recepção do PAM e para especialidades médicas.

O número de consultórios foi dobrado de 4 para 8. As salas de Tomografia, Raio-X e Mamografia foram totalmente reestruturadas e a uma sala de Ressonância Magnética foi construída, única da região. Toda a mobília foi trocada por móveis planejados e mais modernos, bem como o sistema de ar condicionado, que foi substituído por outro novo. A fachada também foi totalmente reformulada, ganhando um layout mais moderno. Os apartamentos estão sendo reformados e uma miniestação de tratamento de água construída.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, lembra que a estrutura erguida pela Caixa dos Servidores desde a sua criação foi muito importante para o enfrentamento da pandemia e, dessa forma, mesmo em meio às dificuldades do período pandêmico, o plano de saúde vai seguir investindo na sua Rede Própria de atendimento.

“Hoje, nós contamos com uma robusta e exitosa rede de atendimento que nos oferece independência financeira e uma melhor resolutividade assistencial. Nos últimos dois anos, o Brasil e o mundo estão sofrendo com a pandemia do novo coronavírus e, em Mato Grosso do Sul, não foi diferente. A estrutura erguida pela Cassems, principalmente os hospitais, como o de Aquidauana tornou-se fundamental no enfrentamento ao cenário pandêmico e para dar um atendimento digno aos pacientes infectados pela Covid-19. Apesar das sequelas econômicas deixadas pela pandemia, a Caixa dos Servidores optou por salvar vidas, não importando as consequências. Por isso, vamos continuar trabalhando para aumentar e fortalecer a nossa Rede Própria de atendimento”.

 

AQUIDAUANA

CASSEMS

INTERIOR

SAÚDE




Deixe seu comentário