Campo Grande, 29/04/2024 12:02

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 01 mar, 2022

Aulas presenciais da Reme voltam dia 3 de março


As aulas da Rede Municipal de Ensino (REME) começam na quinta-feira, dia 3 de março, nas 204 unidades escolares de educação infantil (EMEIs) e ensino fundamental. O ano letivo terá início de forma 100% presencial, inclusive para as escolas do campo, da área rural de Campo Grande e dos distritos de Anhanduí e Rochedinho, e também para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O retorno das aulas da REME foi organizado de forma segura para os alunos e profissionais da educação. É hora de estudar criançada”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad.

A retomada das aulas de forma totalmente presencial vai acontecer com o cumprimento dos protocolos de biossegurança, é obrigatório o uso de máscaras de proteção dentro das escolas, além das medidas de higienização e limpeza. Durante o período de férias escolares, a partir de dezembro de 2021 até agora, as escolas da REME passaram por desinfecção, como forma de prevenção a disseminação da covid.

“Este é um marco para os alunos e também para os trabalhadores da educação. Temos consciência de que o período será de muito trabalho e cuidado com nossos alunos, para que todos continuem aprendendo. Estamos organizados e preparados para o retorno dos alunos às unidades escolares, inclusive com o cumprimento das medidas de biossegurança”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes.

A partir do início do ano letivo 2022, os alunos vão receber o uniforme e também o kit de material que contém lápis, tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, agenda, cadernos diversos, régua, cola colorida, apontador, borracha, tinta guache, com variações de acordo com o ano escolar.

Os uniformes são entregues pelas escolas diretamente aos alunos – mediante contato feito por cada escola com os responsáveis pelos alunos – desde o grupo 1 (alunos de 4 meses) até o 9º ano do ensino fundamental das escolas urbanas e do campo e os estudantes da EJA, recebem, de acordo com o ano e a unidade escolar, camiseta, bermuda, blusa de moletom, calça, jaqueta, mochila, tênis. Os alunos das escolas do campo também recebem uma botina.

Além dos reparos, pintura e limpeza das unidades escolares, que foram realizados durante o período de férias, também foi realizada a pintura da faixa de pedestres e das vias na frente das escolas. A Semed entregou 1,5 mil novos conjuntos escolares – de mesas e cadeiras – e ainda material de limpeza e higienização para serem usados nas unidades.

MERENDA

Os itens não perecíveis da merenda escolar começaram a ser entregues para as unidades no dia 31 de janeiro, até agora são aproximadamente 74 toneladas de alimentos secos como arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite, além de congelados – carnes, filé sassami e polpa de fruta.

A partir de quinta-feira (3), a Superintendência de Alimentação Escolar (SUALE) dará início a entrega das verduras, legumes e frutas para todas as escolas da REME. O trabalho é realizado de forma coordenada e periodicamente, para atender as unidades. Itens de hortifrúti – verduras, hortaliças e frutas frescas – e ovos, produzidos por 300 famílias trabalhadoras da agricultura familiar, fazem parte do cardápio.

Os alunos recebem merenda de qualidade, com cardápio elaborado pela equipe técnica de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), respeitando as referências nutricionais necessárias a cada faixa etária dos alunos. São em média 42 cardápios para atender inclusive crianças com alguma intolerância ou alergia (intolerância a lactose e glúten, diabéticas), além das escolas rurais e do campo, e as Escolas de Educação Infantil (Emeis).




Deixe seu comentário