Campo Grande, 14/05/2024 16:53

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 10 ago, 2021

Barbosinha destaca a importância da cultura indígena


Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado neste 9 de agosto, o deputado estadual Barbosinha (DEM-MS) reforçou a importância de lutar, reconhecer e valorizar a população indígena de Mato Grosso do Sul.

O deputado, que sempre dedicou um olhar especial para as comunidades indígenas, principalmente em Dourados, destinou emendas para atender os setores de educação e saúde indígena e encabeçou vários movimentos, aliando-se a lideranças da Reserva de Dourados para lutar por melhores condições de vida para os indígenas.

Com uma população estimada em 17 mil índios, a Reserva de Dourados vive problemas recorrentes de falta de água. Barbosinha tem feito inúmeras intervenções, cobrado e convocado esforços, principalmente da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul em Brasília, na tentativa de acabar com esse problema de falta d’água que afeta as comunidades indígenas do município.

Fomentar a agricultura familiar para os indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó para solucionar de vez a questão da falta d’água que afeta as comunidades indígenas de Dourados são assuntos que o deputado Barbosinha tem levado constantemente ao conhecimento da deputada federal licenciada e ministra da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA), Tereza Cristina.  Há anos os problemas de abastecimento existentes no interior das aldeias Jaguapiru e Bororó, têm sido recorrentes. O deputado chegou a elaborar um relatório, encaminhado à Defensoria Pública, com o cenário vivido pelos indígenas que convivem com a falta de água.




Deixe seu comentário