Campo Grande, 29/05/2024 20:15

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 10 maio, 2024

Bataguassu: Festa do Padroeiro no calendário de eventos


Realizada em junho a cada ano, a Festa do Padroeiro São João Batista, no município de Bataguassu, será inserida no Calendário de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Aprovado na sessão de quarta-feira (8) da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 46/2024 irá à sanção do governador Eduardo Riedel (PSDB).

Autor do projeto aprovado, o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) destaca a importância histórica e cultural da tradicional festa cristã realizada em Bataguassu, enfatizando o papel fundamental da Igreja Matriz São João Batista desde 1955.

Segundo ele, as quermesses promovidas pela igreja representam um patrimônio a ser preservado, não apenas por suas raízes religiosas, mas também por seu valor como momento cultural, incluindo atividades como carreatas, bênçãos de veículos e o almoço do padroeiro.

Caravina ressalta que esse evento de fé atrai um público expressivo, estimado em mais de 15 mil pessoas, provenientes não só de Bataguassu, mas também de diversas outras cidades da região e do oeste paulista.

Em 2023, foi realizada a sua 68ª edição, completando os 70 anos de paróquia São João Batista. São mais de 20 tendas que integram a praça de alimentação com iguarias típicas e uma variedade de opções gastronômicas.

“Desde 1955, a Igreja Matriz São João Batista tem sido grande aliada no fortalecimento da cultura de Bataguassu. Suas quermesses consistem em um dos bens maiores e que devem ser sempre preservados”, assinala trecho da justificativa do parlamentar.




Deixe seu comentário