Campo Grande, 24/07/2024 10:49

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 15 out, 2022

Bolsonaro promete reduzir maioridade penal se reeleito


( R 7 ) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (13) que, caso reeleito, vai reduzir a maioridade penal no Brasil de 18 anos para 16. De acordo com o chefe do Executivo federal, a proposta deve ter o apoio do Congresso Nacional a partir de 2023, visto que boa parte dos parlamentares eleitos neste ano são a favor da medida.

“O Congresso eleito atualmente foi muito mais para a centro-direita. Então, pautas como a redução da maioridade penal, caso seja reeleito, nós implementaremos. Podemos dizer que temos muita chance de aprovar a redução da maioridade penal. Então, a molecada que rouba celular para tomar uma cervejinha, vai acabar essa mamata”, disse o presidente, durante compromisso de campanha em Pernambuco.

Desde 1993, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema tramita no Congresso. A matéria abre a possibilidade de penalização de menores de 18 anos e maiores de 16 anos pela prática de crimes graves, como homicídio doloso, homicídio qualificado, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, estupro e outros.

A PEC está em análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, mas a última discussão sobre ela ocorreu em 2019, mesmo com o governo federal tendo informado ao Congresso que considera a aprovação da maioridade penal uma pauta prioritária. Atualmente, a Constituição da República estabelece que os menores de 18 anos não podem ser presos.




Deixe seu comentário