Campo Grande, 19/04/2024 18:23

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 04 maio, 2022

Capital: prefeitura beneficia mais de 600 funcionários com curso de formação


Como forma de incentivar a contínua formação dos servidores públicos municipais e com olhar atento àqueles que estão nas carreiras que exigem o ensino fundamental e médio, a Prefeitura Municipal de Campo Grande retoma, em 2022, o Programa Profuncionário, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O Programa Nacional de Formação Inicial em Serviços dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (PROFUNCIONÁRIO), vai beneficiar 640 servidores, e foi formalizado nesta manhã no lançamento do “Programa Todos em Ação – a Prefeitura mais perto de você” no Bairro Itamaracá.

O programa é para formação e habilitação técnica dos profissionais da educação efetivos, não docentes, em efetivo exercício que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Nesta edição serão oferecidos cursos profissionais técnicos em alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar.

A última edição do Profuncionário foi realizada em 2017, e agora é retomado por ser uma política de formação e valorização profissional que é foco dessa gestão. “Nossa preocupação é com o bem-estar de todos os nossos servidores. E também de fortalecer e melhorar nossa atuação junto à população, oferecendo serviços de qualidade. Esta é uma oportunidade para quem quer continuar estudando, se aperfeiçoando”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.

Os cursos serão realizados a partir de junho, pela SEMED, por meio da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais (SUPED) e da Coordenadoria do Centro de Formação para Educação (CEFOR). “O conhecimento agrega valores a pessoa que está em busca de melhorias profissionais. É possível na carreira do servidor público municipal, ampliar esses conhecimentos e também ter um ganho salarial. Ainda mais a equipe da Educação, que deve sempre continuar em formação, e todos que atuam na escola têm essa oportunidade”, explicou a secretária Municipal de Educação, Alelis Izabel de Oliveira Gomes.

O curso é para os servidores que atuam na limpeza, fazendo a merenda, além do pessoal administrativo das secretarias escolares, monitores de aluno, cujo trabalho é de extrema importância para o dia a dia da escola. Os servidores terão incorporado na remuneração um aumento de aproximadamente 50% – após o término do curso.

Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos – seis da formação pedagógica e dez da formação específica -, mais a prática profissional supervisionada, totalizando 1.260 horas. O Profuncionário é um curso semipresencial e com a oferta de Formação em Serviço é o diferencial da proposta em relação a outros programas de formação profissional. Os encontros presenciais começam em junho, com aulas aos sábados, no Centro de Formação Lúdio Coelho, na Semed. O convênio é celebrado pelo estado de Mato Grosso do Sul por intermédio da Secretaria de Estado de Educação e o município de Campo Grande




Deixe seu comentário