Campo Grande, 28/04/2024 21:16

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 06 jun, 2022

Cassems realiza aula de culinária para mães de beneficiários com autismo


[Na última quinta-feira (02), a Cassems realizou mais uma edição do programa de prevenção “Cozinha Experimental”, com aulas de culinária saudável para beneficiários. Nesta edição, o tema foi Seletividade Alimentar, com um curso preparado especialmente para mães de beneficiários com autismo. Para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a dificuldade na alimentação pode ser comum, pois recebem interferência direta de estímulos sensoriais. O objetivo do programa foi repensar estratégias para uma alimentação nutritiva, prática e saborosa.

 

 

De acordo com a nutricionista Renata Loureiro, que ministrou o curso, é necessário buscar possibilidades para trazer uma alimentação rica em nutrientes e específica para pessoas com autismo. “É importante levar uma alimentação lúdica e simples, com alimentos anti-inflamatórios, evitando, por exemplo, utilizar trigo nas preparações. Então, fazemos trocas criativas, usando ingredientes como farinha de quinoa, beterraba, chuchu e abobrinha”.

Para a beneficiária Marilei Picinelli Vieira, mãe de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção de 6 anos, a Cassems é atenta às necessidades dos beneficiários. “O plano de saúde sempre tem esse olhar para nos atender e entregar os melhores serviços, sempre impecável. Eu estou encantada com o programa de prevenção,  costumo ter medo de inovar na cozinha, mas participar da aula me deu coragem”.

A beneficiária Fernanda Garcia, mãe de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção de 4 anos, a alimentação de seu filho exige criatividade. “Existe a seletividade alimentar e ficamos sempre em dúvida sobre como processar os alimentos. Na correria, pode ficar mais difícil. Hoje, a nutricionista ensinou alimentos do dia-a-dia, fáceis de fazer e nutritivos. Estou com sede de aprender mais para cozinhar para o meu filho”.

Cozinha Experimental

Lançada em março de 2012, juntamente com a inauguração do Centro de Prevenção em Saúde, em Campo Grande, o programa de prevenção “Cozinha Experimental” já realizou mais de 150 cursos e atendeu mais de 2 mil beneficiários. Inicialmente, o programa possuía uma concepção mais formal, um pouco diferente do que se tornou hoje. Além de apresentar alternativas diferenciadas para uma alimentação mais saudável, os encontros buscavam superar a ideia de que a culinária nutritiva não poderia estar alinhada com preços acessíveis, sabores e tradicionalidade.




Deixe seu comentário