Campo Grande, 28/03/2024 11:04

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 29 jun, 2022

Chapadão do Sul vence duas categorias no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor


 

O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, foi reconhecido pelo trabalho realizado durante o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em cerimônia realizada na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, nesta terça-feira (28).

. O município participou do concurso com dois projetos, e um deles foi vencedor na categoria “Desburocratização” e o outro garantiu o primeiro lugar na categoria “Cidade Empreendedora Região Centro-Oeste”.

Durante a premiação, que contou com 12 categorias, Chapadão do Sul foi o único município do Brasil a receber dois prêmios. Além dele, também disputaram a etapa nacional, representando Mato Grosso do Sul, as seguintes cidades: Rio Brilhante, Porto Murtinho, Jardim e Costa Rica. A cerimônia reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades para reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local. Ao todo, 182 prefeitos e prefeitas foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos.

 

“Consideramos o município de Chapadão do Sul um exemplo para as demais gestões municipais, não somente de Mato Grosso do Sul. Os resultados deste protagonismo já são visíveis. Neste ano, Chapadão do Sul foi campeão em duas categorias na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com projetos que modernizaram a gestão municipal para atração de investimentos e desburocratizaram o processo de compras públicas, ampliando o acesso de pequenos negócios do comércio local. Com essas ações, entendemos que o município vem transformando a economia local, possibilitando ainda o desenvolvimento da região em que está inserido”, afirma o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

A XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos. Ao todo, 182 prefeitos de todas as 27 unidades da federação foram selecionados para a etapa nacional do Prêmio, com 199 projetos inscritos que venceram as etapas estaduais.

Conheça os projetos destaques de Chapadão do Sul

Polo de Desenvolvimento e Inovação – o projeto vencedor da categoria “Cidade Empreendedora região Centro Oeste” foi desenvolvido com a proposta de transformar o município em um polo de desenvolvimento na região e é composto por ações voltadas para incentivar o empreendedorismo por meio da inovação. Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, por exemplo, foi criado um departamento de inovação, além disso, a Sala do Empreendedor, voltada para atender os empresários locais, foi 100% digitalizada, o que possibilitou que quase 4 mil negócios fossem beneficiados.

A estratégia também incentivou a formalização por parte de quem já atuava na área do empreendedorismo. Cerca de 790 microempreendedores, por exemplo, já se regularizaram. Outra iniciativa foi a criação da pasta digital do Microempreendedor Individual (MEI) 4.0 que já atendeu cerca de 1.700 pessoas que se encaixam nesse perfil. O projeto também implementou um sistema que possibilitou a tramitação dos documentos de forma digital, o que tornou os processos mais céleres e já contemplou mais de 26 mil pessoas.

Para possibilitar a aproximação entre os empreendedores e o poder público, com a proposta de adquirir mais produtos do comércio local e gerar o interesse dos empreendedores em vender para a prefeitura, o município implementou, com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, o Portal Empreende Chapadão do Sul. A plataforma on-line permite que os empreendedores locais se cadastrem e tenham acesso fácil aos editais de licitação lançados pelo município, além de receberem informações necessárias para se tornarem aptos a vender para a prefeitura. Atualmente, 81% das compras públicas feitas pela prefeitura já são realizadas dentro do município.

Cidade digital simplificada – o projeto vencedor na categoria “Desburocratização” é composto por várias iniciativas implementadas pelo município para melhorar o ambiente de negócios e tornar Chapadão do Sul uma cidade propícia para a atração de novos empreendimentos. Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS apoiou a administração municipal na construção de um planejamento para a implementação de boas práticas.

Entre as ações desenvolvidas por meio desse trabalho, foi feito um decreto municipal que descartou a necessidade de licenciamento ou alvará para 654 atividades empresariais consideradas de baixo risco. Anteriormente, apenas 30 atividades estavam incluídas na lista do município e, com o decreto, o número supera, em mais de duas vezes, as atividades classificadas pelo Governo Federal (Resolução nº51, de 11 de junho de 2019) e coloca Chapadão do Sul como o quarto município do país com o maior número de atividades isentas.

A implementação do Plano de Desburocratização já beneficiou 4.123 empresas, além de favorecer a abertura de novos empreendimentos. No total, foram instaladas no município 913 novas empresas.

Etapa estadual em Mato Grosso do Sul

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) reconhece o trabalho dos prefeitos que têm os pequenos negócios como aliados para a geração de emprego, renda, inovação e para impulsionar a economia do país. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae Nacional e contempla suas etapas Estaduais.

 

Na região Centro-Oeste, que contou com a inscrição de 118 iniciativas, estiveram na disputa as seguintes prefeituras de Mato Grosso do Sul: Chapadão do Sul, com dois projetos, Costa Rica, Jardim, Porto Murtinho e Rio Brilhante. Os vencedores da etapa estadual foram conhecidos na sexta-feira, 27 de maio, em cerimônia realizada na sede da Assembleia Legislativa (ALEMS).

Em comum, todos os seis projetos que foram campeões na etapa estadual desta edição do PSPE são de prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as administrações para promover a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.

Ao todo, em MS, o XI PSPE recebeu inscrições de 20 projetos, em seis categorias: Cidade Empreendedora – Região Centro-Oeste, Desburocratização, Empreendedorismo na Escola, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos e Sala do Empreendedor. Concorreram 15 municípios : Amambai, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sonora e Taquarussu.

Para saber mais sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ou a respeito do programa Cidade Empreendedora, ligue para 0800 570 0800.

 




Deixe seu comentário