Campo Grande, 01/11/2024 23:11

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 18 out, 2024

Com relatoria de Caravina, deputados aprovam inclusão de tecnólogos em concurso da Polícia Civil


Nesta quinta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou, em primeira votação, o projeto de lei do Executivo que permite a inclusão de candidatos com diploma de tecnólogo em concursos públicos da Polícia Civil do Estado. A proposta recebeu aprovação unânime dos deputados estaduais.

O relator do projeto, deputado Pedro Caravina (PSDB), que é Delegado de Polícia aposentado, destacou a relevância da medida, afirmando que ela busca uma simetria com a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, ajustando as exigências previstas na legislação federal para o ingresso nos cargos de agente de Polícia Judiciária e agente de Polícia Científica.

Até o momento, a legislação estadual só permitia a participação de candidatos com bacharelado ou licenciatura em qualquer área de conhecimento nos concursos para a Polícia Civil, o que excluía os tecnólogos. Com a nova proposta, esses candidatos também poderão disputar vagas de agente de polícia judiciária.

A mudança é necessária para viabilizar a realização de um concurso público para os cargos de investigador e escrivão, que está prestes a ser anunciado pela Secretaria Estadual de Administração (SAD). A expectativa é de que o certame oferte cerca de 400 vagas, sendo 100 para escrivão e 300 para investigador.

O deputado Caravina ressaltou a urgência na tramitação do projeto, a fim de acelerar a preparação e lançamento do concurso. O último certame da Polícia Civil foi realizado em 2021, com a oferta de 236 vagas para o cargo de agente de polícia.




Deixe seu comentário