Campo Grande, 23/06/2024 04:50

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 16 dez, 2023

Comitê da Dengue de Três Lagoas avalia ações e alerta para período de férias e novos vírus


 

Aconteceu na última quinta-feira, a reunião bimestral do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti em Três Lagoas. Organizado pela Prefeitura, por meio dos setores da Secretaria Municipal de Saúde, em colaboração com representantes da sociedade civil, o encontro foi sediado no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM).

A reunião abordou diversos tópicos, incluindo dados estatísticos dos casos de dengue na cidade, e promoveu uma análise das ações realizadas durante o ano para prevenção e combate ao Aedes aegypti no Município. Participaram representantes dos setores de Entomologia, Endemias, Promoção da Saúde, Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Vigilância Ambiental da SMS, e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA).

ATENÇÃO NAS FÉRIAS

Durante a reunião, foi ressaltado o período crítico que se inicia com as festas de Natal, Ano Novo e as férias de janeiro. Nesse contexto, em que muitas residências ficam sem supervisão devido às viagens, aumenta-se a vulnerabilidade para a proliferação do mosquito. Recomenda-se que os moradores realizem uma vistoria em seus quintais, com atenção especial para vasos sanitários, potenciais criadouros do inseto, e instalem telas em ralos para dificultar a reprodução do Aedes.

ALERTA DENGUE TIPO 3 E 4

Outro ponto relevante discutido na reunião foi a confirmação de casos positivos dos vírus da dengue tipo 3 e 4 no Estado de São Paulo. A presidente do Comitê e coordenadora de Entomologia, Georgia Medeiros, reforçou o alerta, ressaltando a necessidade de intensificar as ações preventivas. Considerando que Três Lagoas faz fronteira com São Paulo, o município está suscetível à importação desses vírus, aumentando o risco de uma epidemia local.

PRÓXIMO ENCONTRO

Além dos setores da Prefeitura participaram do encontro a Polícia civil, 2º Batalhão de Policia Militar (2º BPM), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Auxiliadora.

Apesar da redução nos números de casos de dengue em Três Lagoas, registrando 80 notificações e 4 casos positivos em novembro, a próxima reunião do Comitê está marcada para o dia 29 de fevereiro. Contudo, caso haja um aumento significativo nos casos durante esse intervalo, a reunião será antecipada para discutir as medidas necessárias diante da situação.




Deixe seu comentário