Campo Grande, 29/04/2024 00:03

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 05 maio, 2020

Corumbá: deputado Vendramini questiona falta de profissionais da saúde


Durante a sessão remota desta terça-feira, 5, o deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) apresentou requerimento à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, com cópia à Secretaria de Estado de Saúde e à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). O documento solicita informações e providências sobre a ausência de profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e outros) para o atendimento dos detentos das penitenciárias de Corumbá.

Conforme Evander, desde a saída do último médico que atendia aos apenados, tanto no presídio masculino como no feminino, há mais de um ano e meio, os atendimentos foram suspensos, fazendo com que todo tipo de enfermidade deixasse de ser tratada. “O que me preocupa é o momento que estamos vivendo, com a pandemia de covid-19, uma vez que as penitenciárias de Corumbá possuem alta rotatividade por estarem na fronteira e pelo tráfico de drogas, fazendo com que pessoas de diversas partes do mundo cumpram pena ou passem pelo sistema diariamente”, argumentou o progressista.

Dados do sistema penitenciário apontam que estão encarcerados atualmente cerca de 600 pessoas no presídio masculino e 120, no feminino. “A situação do sistema prisional em Corumbá já é caótica e está sendo agravada pela pandemia. Pedi a intervenção do Governo do Estado para manter a saúde dos apenados e, assim, proteger toda a população corumbaense”, explicou o parlamentar.




Deixe seu comentário