Campo Grande, 29/04/2024 00:07

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 26 abr, 2023

Cúpula da Amazônia: Senador Nelsinho promove encontro preparatório


O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), como presidente do Parlamento Amazônico (Parlamaz), se torna a voz da Amazônia e defende os interesses também do Pantanal de Mato Grosso do Sul. O parlamentar, em parceria com o Governo do Pará e apoio da Fundação Internacional Caucuses de Conservação (ICCF, na sigla em inglês), promove nesta semana – hoje e amanhã-, em Belém do Pará, a reunião preparatória para a Cúpula da Amazônia. “O nosso país propôs um encontro entre os países cujos territórios fazem parte da Amazônia: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esse evento será em agosto, em Belém, do Pará”, explica o senador Nelsinho Trad.

Em reunião do Parlamaz, segundo o presidente, foram debatidos os passos para a realização da Cúpula que deverá contar com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). “Belém é a capital que representa as grandes convergências da Amazônia. Estamos esperando receber na cidade a cúpula dos países da Amazônia e torcendo para receber a COP 30”, destacou o senador Nelsinho Trad.

Na abertura do evento, estavam presentes o governador do Pará Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Tuma, o secretário de Meio Ambiente, Mauro O’ de Almeida, o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Ricarte, e parlamentares da Bolívia, Colômbia, Peru, Equador e Brasil. “O Parlamaz é a voz da Amazônia! Somos o Parlamento da Amazônia que busca a sua preservação. Nesse intuito, nos reunimos para discutir políticas públicas e a defesa da floresta que abriga inúmeras riquezas naturais e culturais. Defendo investimentos de todos para proteger o nosso maior patrimônio natural do mundo”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Pantanal de MS

Durante o Painel de Experiências e Projetos do Estado do Pará, Amazônia Oriental e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, com os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o senador Nelsinho Trad questionou à coordenadora do Projeto de Capacitação e Monitoramentos de Florestas do Inpe se há previsão de iniciativas para preservação da região pantaneira. “Nós temos o Pantanal,  bioma rico que tem os mesmos problemas da Amazônia, o que está sendo estudado para o meu Estado, Mato Grosso do Sul?”.

Em resposta, a coordenadora Alessandra Gomes revelou que é natural de Campo Grande (MS) e explicou o programa previsto para atender o Pantanal. “Temos monitoramento por satélite, Inpe, monitoramento dos cerrados. Nesse projeto do BNDES, contempla o nosso Estado, eu sou de Campo Grande”, disse. ( foto Sheyla Leal)




Deixe seu comentário