Campo Grande, 23/04/2024 14:10

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 26 mar, 2024

Deputado Hashioka entrega Diploma de Ilustre Visitante ao embaixador do Japão no Brasil


O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) entregou ao embaixador extraordinário do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, o Diploma de Ilustre Visitante na tarde desta terça-feira, 26, durante sua passagem por Campo Grande. A visita da autoridade à capital pantaneira objetivou o estreitamento de laços entre Mato Grosso do Sul e aquela nação.

Hayashi é o embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão no Brasil desde 2021. Bacharel em Direito pela Universidade de Tóquio, no Japão, e mestre em Estudo Europeu pela Universidad Politécnica de Madrid, na Espanha, foi diretor-adjunto principal da Segunda Divisão de Assuntos sobre a América Latina e o Caribe.

Com uma vasta carreira diplomática, também ocupou os cargos de examinador-adjunto de orçamento de defesa do Ministério da Fazenda do Japão, conselheiro na Embaixada do Japão na Argentina, ministro assistente para Assuntos sobre a América Latina e o Caribe, entre outros.

É uma alegria recebê-los aqui na Assembleia Legislativa para entregar o diploma de ilustre visitante ao embaixador japonês por sua importante atuação na consolidação de uma parceria estratégica e global entre o Mato Grosso do Sul e o Japão, e pela cooperação mútua de cultura, comércio e outros assuntos internacionais relevantes para os dois países”, justificou Hashioka.

O embaixador agradeceu a oportunidade de conhecer a Casa de Leis e conversar com o presidente Gerson Claro, ao lado de Hashioka, para estreitar a amizade entre os povos e reforçar as relações institucionais. “Esta é a minha segunda vez aqui. Mato Grosso do Sul é um parceiro muito importante para o governo japonês em vários sentidos e, durante a nossa visita de trabalho, a missão principal foi estreitar ainda mais os laços nas várias áreas políticas, econômicas e comerciais”, destacou. Ao agradecer a homenagem recebida, Hayashi lembrou a ascendência oriental de Hashioka: “O deputado Hashioka é um verdadeiro representante da nossa comunidade nipo-brasileira aqui”, afirmou o embaixador.

Instituído pela Resolução 18/2008, o Diploma de Ilustre Visitante é concedido aos cidadãos e autoridades estrangeiras ou oriundas de outros Estados, bem como convidados em missão oficial no Estado. O diploma foi assinado também pelos deputados Gerson Claro (presidente), que participou da entrega, Paulo Corrêa (primeiro-secretário), Zé Teixeira e Londres Machado.

O cônsul japonês para assuntos gerais e políticos de São Paulo, Daisuke Hattori, e a primeira-secretária da Embaixada do Japão, Yuka Iwanami, a presidente da Associação Nipo-Brasileira, Maria Leny Adania de Sylos, o vice-presidente Claudio Sussumo e os membros da Diretoria Marcos Paulo Tiguman, Jorge Gonda e Nilson Tamotsu Aguena acompanharam o ato.

_Adriana Viana/Assessoria Parlamentar_




Deixe seu comentário