Campo Grande, 16/09/2024 22:54

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 14 ago, 2024

Deputado Hashioka homenageia duas musicistas com Medalha Helena Meirelles na Alems


(Fotos Wagner Guimarães – Alems) –

Para homenagear as mulheres instrumentistas de Mato Grosso do Sul, nos mais variados segmentos musicais, foi realizada a Sessão Solene Medalha Helena Meirelles na noite de terça-feira, 13, na Assembleia Legislativa.

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) agraciou dois talentos do nosso Estado: Viviane Nunes de Freitas Pigosso Ribeiro e Janaina Ribeiro Pimenta. Musicista há 28 anos e multi-instrumentista, Viviane Nunes de Freitas Pigosso Ribeiro iniciou sua trajetória musical aos nove anos de idade, tocando na Banda Marcial Raio de Luz, projeto da Assistência Social de Jateí (MS), e, aos 23, tornou-se instrutora da banda. Formada em Educação Física, Pedagogia e Arte, com Pós-Graduação em Gestão Escolar e Música, Viviane atua como Professora de Dança, Teclado e Canto, além de ser Maestrina e Coreógrafa.

A instrumentista domina a execução de Bombardino, Teclado, Tuba, Violão, Quinton e Vibrafone, e, casada com o maestro Gabriel Pigosso, fundou o Instituto Cultural e Musical Leão de Judá, que hoje atende por meio da música, crianças, jovens e adolescentes, levando gratuitamente essa forma de comunicação universal que encanta a todos.

A segunda homenageada de Hashioka é a percussionista Janaina Ribeiro Pimenta. A musicista toca na Banda Municipal de Nova Andradina desde 2006 e é instrutora de percussão na Banda Municipal Getúlio Vargas, onde ministra aulas para instrumentos de percussão de marcha, instrumentos sinfônicos de pele e de teclas.

Bacharel em administração pela Faculdade de Administração de Nova Andradina e pós-graduada e especialista em musicalização infantil, Janaina foi instrutora de banda de percussão na Escola Municipal Luiz Cláudio Josué e Escola Municipal Efantina de Quadros, nos anos de 2008 a 2012.

Hashioka parabenizou as artistas laureadas e destacou a origem da dama da viola. “Como nova-andradinense, quero fazer uma observação: estava vendo um artigo do jornalista Rogério Zanetti e ele disse que a Helena Meirelles é nova-andradinense nata. Ela nasceu às margens do rio Jararaca, na fazenda Jararaca, em uma casinha de madeira, entre Posto do Torre e Nova Casa Verde. Temos o privilégio de ter uma artista que completaria hoje cem anos nascida na nossa cidade de Nova Andradina. Ela morou por muito tempo no Porto Quinze, pertencente ao hoje município de Bataguassu, que na época era distrito de Nova Andradina”.

O parlamentar finalizou destacando a iniciativa da sessão solene. “Essa homenagem é muito importante para todos nós, pois registra a história do nosso estado. Estou muito honrado e feliz de estar aqui participando desse momento único”.
Sobre a Medalha – Instituída pela Resolução 10/2024, a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Helena Meirelles é destinada às mulheres musicistas do Estado e homenageia o centenário da dama da viola. Em 2024, o evento condecorou 28 instrumentistas sul-mato-grossenses.

_Adriana Viana/Assessoria Parlamentar_




Deixe seu comentário