Campo Grande, 23/06/2024 04:12

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 05 out, 2023

Deputado Rinaldo propõe Dia do Profissional Secretariado


O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Projeto de Lei para instituir em todo Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual do Profissional Secretariado.

A previsão é que seja escolhido o dia 30 de setembro sendo a data de comemoração em alusão à Lilian Sholes, nascida em 30 de setembro de 1850, sendo a primeira mulher a utilizar uma máquina datilográfica em público. Segundo o texto da presente matéria, durante a segunda fase da Revolução Industrial, Christopher Sholes, pai de Lilian, foi o inventor da máquina de escrever e ela foi quem a testou em público, sendo assim a data passou a ser conhecida como o dia da Secretária ou do Secretariado.

“Apresentamos a proposta nesta Augusta Casa de Leis e pedimos a apreciação dos nobres deputados para que possamos valorizar e reconhecer o papel essencial dos profissionais do secretariado que atuam com tanta dedicação na administração e gestão de diversas situações, seja no setor privado ou no setor público”, destaca Rinaldo.

Sendo a matéria aprovada e sancionada, o Dia Estadual do Secretariado integrará o Anexo do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, conforme disposto na Lei 3945/2010. Considera-se profissional secretariados os reconhecidos pela Lei Federal 7377, de 30 de setembro de 1985, que descreve o profissional do secretariado sendo como profissional diplomado por Curso Superior de Secretariado, profissional com curso superior e comprovação efetiva na área, profissional formado em Técnico em Secretariado ou ainda, profissionais que atuem na área com exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses.

“Agradeço especialmente nossa amiga Aline Zotelli, por nos orientar na construção desta proposta. Aline exerce a profissão há mais de 28 anos, é Secretária Executiva do Instituto Federal de Educação (IFMS), tem MBA e Mestrado em assessoria administrativa, e demonstra com seu trabalho o quão importante é a atuação desses profissionais na gestão e administração dos locais onde atuam”, reconheceu o deputado.




Deixe seu comentário