Campo Grande, 27/04/2024 16:48

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 16 nov, 2023

Detran promove último mutirão e convoca alunos com processos de CNH para exames


O mutirão para finalizar processos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) iniciados entre 2019 a 2022 e que expiram no dia 31 de dezembro de 2023, realizado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), teve continuidade durante a semana com oferta de 2,1 mil vagas para realização do exame prático.

Entre os dias 13 a 18 de novembro, incluindo quarta-feira (15) – feriado da Proclamação da República – e próximo sábado (18), são ofertadas 1.840 vagas para exames na categoria B (carro), 200 de categoria A (moto), e outras 80 para veículos de carga pesada de categorias C, D e E.

A Divisão de Exames reforça que os alunos que se enquadram nessa etapa precisam entrar em contato com o seu CFC (Centro de Formação de Condutores) para solicitar seu agendamento de exame prático.

“Em reunião com os representantes dos CFCs, nós reforçamos a importância deles mobilizarem os alunos para agendar, pois este será o terceiro e provavelmente o último mutirão da prova prática. Portanto, os alunos que necessitam deste serviço devem procurar o quanto antes seu CFC e aproveitar as vagas ofertadas”, disse a chefe da Divisão de Exames, Lina Zeinab.

O Detran normalmente disponibiliza 60 vagas de exames por período.

Demanda represada

O Detran-MS possui aproximadamente 20 mil processos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) abertos entre os anos de 2019 a 2022, e que devido a pandemia, tiveram os prazos de conclusão ampliados para 31 de dezembro de 2023, pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Mutirões, ampliação na oferta de vagas durante a semana, e a inclusão do sábado no cronograma de agendamentos estão entre as medidas adotadas pelo Detran-MS.

O esforço da equipe da Banca Examinadora, que atua tanto na Capital quanto no interior do Estado, pode ser conferido nos registros históricos do Detran-MS. Os números de 2023 superam a média dos exames práticos realizados nos últimos cinco anos.

Diálogo

Durante reunião no início de novembro, o Detran-MS reafirmou o compromisso de dialogar com os CFCs. No encontro foram discutidas a disponibilidade de vagas para exames e outras regras de procedimento previamente estabelecidas.

Entre as mudanças acordadas, está o exame de categoria A (moto) que atualmente é realizado às quartas e sextas-feiras no período matutino, e passará a ser realizado somente às quartas pela manhã. Tão logo definida a data desta alteração, a informação será divulgada. Com essa alteração, será possível ofertar vagas para exames práticos da categoria B (carro) na sexta-feira de manhã.

Outra solicitação está relacionada à mudança no horário de liberação da agenda, das 9h para as 17h. O pedido está em análise pela equipe técnica responsável pelo sistema de agendamento, e será informado aos representantes assim que houver um posicionamento.

Os sábados continuarão com a oferta de atendimento extra para aplicação de exames práticos na categoria B (carro), no período matutino e vespertino.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued




Deixe seu comentário