Campo Grande, 06/05/2024 20:25

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 19 abr, 2023

Dia dos Povos Indígenas: João Mattogrosso enaltece o cenário de MS


Deputado reconhece tradição dos povos originários e defende enfrentamento aos preconceitos e mais dignidade às comunidades

19 de abril é uma data emblemática para os povos indígenas, que representa a valorização da diversidade, riqueza cultural e tradição. Em reconhecimento, o deputado estadual João Mattogrosso (PSDB) ressalta a importância de fortalecer as políticas públicas direcionadas aos povos originários, combatendo os preconceitos e estereótipos e garantindo mais dignidade às comunidades.

Instituído em 1943, a partir de 2022 passou a ser intitulado como Dia dos Povos Indígenas, um avanço e reparação à forma pejorativa que designava até então como “Dia do Índio”. De acordo com o deputado, que já esteve à frente da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, trata-se de um dia festivo, mas acima de tudo de reflexão sobre os avanços.

“Precisamos ampliar o diálogo sobre os direitos dos povos originários, assegurando qualidade de vida, incluindo mais saúde, educação e bem-estar como um todo. Mato Grosso do Sul possui muitas comunidades e precisamos ser exemplo para o Brasil, fortalecendo cada vez mais as ações, ouvindo os anseios dos povos indígenas e trabalhando por soluções”, destaca João Mattogrosso.

Dados do IBGE revelam que no Brasil existem, aproximadamente, 897 mil indígenas. Cerca de 517 mil vivem em terras indígenas e existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas, sendo que a maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%), mas 77% falam a língua portuguesa. Quando se considera os indígenas que vivem em terras indígenas, 57,3% fala alguma língua indígena. Ao todo, a maioria dos indígenas são alfabetizados (77%). A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) é o órgão responsável por proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.

Mato Grosso do Sul possui mais de 80 mil indígenas, a segunda maior população do Brasil, ficando atrás somente do Amazonas, com mais de 130 mil. As etnias Atikum, Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Kinikinau, Ofaié e Terena compõem as comunidades, mantendo suas tradições e culturas em 30 dos 79 municípios.

CHAMA O JOÃO – Acompanhe o trabalho do deputado estadual João Mattogrosso pelas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok – @jcmattogrosso. O gabinete do parlamentar também está on-line pelo WhatsApp (67) 99904-4045.




Deixe seu comentário