Campo Grande, 05/05/2024 07:38

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 03 nov, 2020

Eleições EUA: Democratas desconfiam de pesquisas favoráveis


Joe Biden chega à véspera da eleição como favorito para ocupar a Casa Branca a partir de janeiro. O democrata tem em média 8 pontos de vantagem sobre Donald Trump nas pesquisas compiladas pelo site Five Thirty Eight. É um pouco mais do que o dobro do que a também democrata Hillary Clinton tinha no dia da votação em 2016.

Diferentemente da eleição anterior, a diferença de apoio entre os dois candidatos foi consistente desde junho. A lembrança de 2016, no entanto, quando Hillary chegou como favorita e perdeu para Trump, assombra democratas, hesitantes em comemorar antes da hora. Os americanos chegam à eleição com a dúvida: é possível confiar nas pesquisas?

“As pesquisas nacionais mostraram a maioria dos votos para Hillary, e ela teve. Mas o presidente foi eleito pelos votos do colégio eleitoral. Para simular o colégio eleitoral, são usadas pesquisas estaduais, que subestimaram o apoio a Trump”, afirma Michael Traugott, cientista político e especialista em pesquisas na Universidade de Michigan. A vitória de Hillary com 3 milhões de votos a mais do que Trump no voto popular estava em linha com a média das pesquisas nacionais. Há consenso entre analistas que Biden terá a maioria do voto popular, mas Trump pode novamente ganhar a disputa no colégio eleitoral, embora sua situação seja mais frágil dessa vez. As informações são do Estadão.

Leia Mais »




Deixe seu comentário