Campo Grande, 29/04/2024 10:15

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 14 dez, 2022

Em pavimentação, ‘Estrada do 21’ tem 11 pontes de concreto concluídas em Bonito


Com a canalização de águas pluviais que se movimentam da morraria, a obra de pavimentação da MS-345 (Estrada do 21), entre Bonito e Anastácio, exigiu algumas intervenções prioritárias para não paralisar o serviço no período de chuvas – e a construção das pontes de concreto ao longo do trecho de 100 km foi uma delas. São 14 travessias em rios e córregos e, destas, 11 foram concluídas nos lotes 3 e 4 (57 km) – entre Bonito e o distrito de Águas do Miranda.

A implantação da infraestrutura na rodovia estadual pelo Governo do Estado é considerada uma obra emblemática pelos bonitenses, potencializando o ecoturismo e a pesca esportiva no distrito e abrindo mais uma opção de acesso ao destino a partir de Campo Grande, um dos centros emissores de turistas brasileiros e estrangeiros. Com recursos do Fundersul, o Estado investe R$ 212 milhões, com três empresas executando simultaneamente quatro lotes.

As pontes de concreto nos trechos 3 e 4 somam 240 metros de cumprimento e a empreiteira Via Magna está executando serviços complementares, como adequações na base para implantar as cabeceiras. “Construímos essas estruturas em tempo recorde (cerca de nove meses) para não termos problemas com a chegada das chuvas, no fim de ano. Esperamos liberar as pontes para o tráfego no início de 2023”, explica o engenheiro Jerry Gibertoni.

Concluída, ponte no trecho 4 se antecipa às obras de terraplenagem: controle das águas (Foto: Edemir Rodrigues)

Sentimento de gratidão

Enquanto os serviços de terraplenagem e pre-revestimento seguem avançando para receber a massa asfáltica, em todos os trechos, o sistema de drenagem (galerias, manilhamento e bueiros) chegou primeiro, paralelamente a terraplenagem. “O controle das águas é fundamental para não paralisarmos a obra no período chuvoso”, completa Gibertoni. “Também já concluímos nos lotes 3 e 4 as passagens de animais, dentro do Programa Estrada Viva.”

Acompanhando a evolução da obra, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, destaca os investimentos do Estado no município em infraestrutura, habitação, segurança, educação, moradia e saúde. “Em dois anos que estou como prefeito, já são mais de R$ 300 milhões em obras estratégicas para o turismo e para o agronegócio, ações de conservação de água e solo, moradia, enfim. Nosso sentimento é de gratidão ao governador Reinaldo Azambuja”, disse.

Subsecretaria de Comunicação – Subcom
Capa: obra de ponte de concreto no primeiro lote da MS-345 sendo finalizada/Foto: Edemir Rodrigues




Deixe seu comentário