Campo Grande, 27/04/2024 18:13

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 27 set, 2023

Em posse de reitor, Riedel destaca papel que a UEMS desenvolve no Estado


Eduardo Riedel (PSDB) falou do papel inclusivo e transformador da universidade na história do ensino superior em MS

Governador Eduardo Riedel (PSDB) prestigia a posse do reitor da UEMS (Foto: Saul Schramm)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) participou da posse do reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Laércio Alves de Carvalho, que estará a frente da instituição por mais quatro anos. Durante o evento, realizado ontem (26), Riedel destacou o papel inclusivo e transformador da universidade na história da educação superior do Estado.

“Noite especial, de muito simbolismo, pois é a posse do reitor da UEMS. A Universidade tem prestígio e credibilidade. Ela se transformou pela competência de todos que trabalham aqui. É o começo de uma longa trajetória de sucesso”, declarou o governador.

Riedel destacou que defende um Estado próspero e inclusivo e que a UEMS promove estes conceitos. “Em uma sociedade que ainda é desigual, a universidade tem papel crítico e crucial na vida das pessoas, por isso a importância dos alunos que entraram fruto da cota e desta inclusão. Precisamos estar atentos para estender a mão e oferecer oportunidades”, completou.

O reitor Laércio Alves de Carvalho foi reeleito neste ano e assim é reconduzido ao cargo por mais quatro anos. “Há 20 anos a UEMS não tinha uma posse com a presença do governador. Só tenho que agradecer. Com grande honra, alegria e muita gratidão realizamos este dia especial, neste ano que a UEMS completa 30 anos”, disse Carvalho.

Sobre a nova gestão, ele garantiu que vai continuar o legado da Universidade, que é pioneira no Estado no trabalho de inclusão no ensino superior. “Nossa missão é levar educação aos quatro cantos do Estado. Mais do que isto transformar vidas, com ensino gratuito e de qualidade. Chegamos até aqui com apoio de todas as instituições presentes. A UEMS nunca se rendeu e depois da pandemia saiu mais unida e mais forte”.

A solenidade ocorreu na sede da UEMS, em Dourados. Durante o evento também foi empossada Luciana Ferreira da Silva como vice-reitora. Ambos ficaram nos respectivos cargos até 2027.

Presente em 28 cidades do Estado, a UEMS leva educação de qualidade para estudantes de Mato Grosso do Sul, com 15 unidades universitárias e 13 polos de educação a distância. Ela já formou grandes profissionais que atuam no Estado e em todo País.

A Universidade conta atualmente com 9 mil estudantes, em 70 cursos de graduação, quatro doutorados, 18 mestrados e dez cursos de especialização. A instituição já conseguiu formar 22 mil profissionais ao longo da sua história, que teve início em 1993. O foco principal é promover a interiorização do ensino público superior.

Conhecida por ser a universidade que traz a “identidade do povo de MS”, a UEMS tem na sua história papel importante na inclusão daqueles que têm poucas oportunidades no ensino superior. Com seu sistema de cotas, tem 300 egressos e 625 indígenas matriculados em suas unidades. Além de ter 950 estudantes negros na instituição. Educação gratuita e de qualidade que contribuí para o desenvolvimento do Estado.

“Fui estudante aqui da UEMS, ela é a universidade do povo de Mato Grosso do Sul. Mais do que isto, ela representa a interiorização do ensino superior. Foi construída por muita gente boa, com o suor e trabalho árduo dos que trabalham no dia a dia da instituição”, afirmou o prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP).

Também participaram da solenidade o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Marcelo Miranda (Setescc), e os deputados estaduais João César Mattogrosso, Renato Câmara e Gleice Jane.




Deixe seu comentário