Campo Grande, 28/04/2024 22:24

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 27 jun, 2023

Hashioka congratula aluna de Fátima do Sul ao vencer concurso Jovem Senador etapa MS


Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 27, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou moção de congratulação à estudante da Escola Estadual Vila Brasil de Fátima do Sul, Maria Eduarda Pinheiro Bom, por conquistar o primeiro lugar no concurso de redação Jovem Senador, etapa Mato Grosso do Sul, do Senado Federal.

O tema escolhido para 2023 e desenvolvido por Maria Eduarda foi “Saúde mental nas escolas públicas”. Ao representar Mato Grosso do Sul e sua escola, a estudante atingiu nível de excelência em sua redação e recebeu o título de Jovem Senadora. A aluna teve apoio do diretor Caíque Bento Casotti e do professor-orientador Maykon de Faria e Silva.

O Programa Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

_Adriana Viana/Assessoria Parlamentar_

Foto: Adriana Viana




Deixe seu comentário