Campo Grande, 27/04/2024 21:40

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 19 maio, 2023

IBGE: MS tem a quarta menor taxa de desemprego do País


Com a política de atração de empresas para gerar empregos e renda à população, Mato Grosso do Sul tem a quarta menor taxa de desemprego do País. Esta avaliação foi feita pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento foi feito em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Na pesquisa Mato Grosso do Sul apresenta a taxa de 4,8% de desemprego, sendo superado apenas por Rondônia (3,2%), Santa Catarina (3,8%) e Mato Grosso (4,5%). A média do Brasil inclusive é de 8,8%. Já as maiores taxas ficaram com Bahia (14,4%) e Pernambuco (14,1%).

O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Bruno Gouvêa, avaliou os números como positivos, já que mostram o Estado entre os melhores da federação neste quesito.

“Entendemos que os números do emprego no Mato Grosso do Sul continuam positivos. Hoje ainda somos o quarto estado com a menor desocupação do País. Seria muito difícil manter os 3,3% de desocupação do trimestre anterior, que foi um recorde da série histórica, mas continuamos como o melhor resultado desde 2014”, afirmou.

Gouvêa ainda citou os bons números do Estado em relação a taxa de formalidade, que é a 6° melhor do Brasil, assim como outros dados de destaque. “Também teve a influência positiva de pessoas que não estavam procurando emprego e passaram a procurar, entrando na lista de desocupação, assim como 25% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2022 em relação a ocupação de empregadores”.

Na sua avaliação estes números aliados a boa perspectiva de crescimento econômico do Estado, com a vinda de novas indústrias e o lançamento do plano estadual “MS Qualifica” pelo Governo do Estado, trazem boas perspectivas na situação do “emprego” em Mato Grosso do Sul.

Governador Eduardo Riedel no lançamento do MS Qualifica (Foto: Saul Schramm)

Oportunidades e qualificação

O governador Eduardo Riedel afirmou que o Estado dispõe de uma “carteira de investimentos privados” no valor de R$ 60 bilhões, em diferentes áreas, com industrias, fábricas e empresas que escolheram investir aqui pelo “bom ambiente de negócios” do Estado, gerando empregos, novas oportunidades e melhor renda para toda população.

“O Estado tem feito sua parte, com obras de infraestrutura para melhorar os acessos e logística em diferentes regiões, assim como política de incentivos fiscais e desenvolvendo um ambiente positivo e atrativo para vinda de novas empresas. O resultado é mais empregos para as pessoas”, disse o governador.

Outro foco é a qualificação profissional, para preencher as vagas que estão disponíveis no mercado, mas que falta mão de obra preparada para assumir as funções. Para isto o Governo lançou o plano estadual “MS Qualifica”, onde vai fazer a capacitação de trabalhadores, para que tenham um emprego melhor.

Voucher para qualificar motoristas é a primeira ação do MS Qualifica (Foto: Álvaro Rezende)

O plano é uma iniciativa que promove a inclusão social e cumpre um compromisso firmado com a população sul-mato-grossense. Para desenvolver o “MS Qualifica” o Governo do Estado vai realizar um trabalho “transversal” com várias secretarias, em uma ação conjunta. Também serão feitas parcerias com instituições, entidades e iniciativa privada.

A primeira ação foi o “Voucher Transportador”, que vai qualificar mil motoristas de cargas e ônibus, por meio de um convênio com o Sest/Senat. Depois da capacitação, eles ainda vão ter “custo zero” para incluírem em suas carteiras de habilitação as letras “D” e “E”.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto Capa: Saul Schramm




Deixe seu comentário