Campo Grande, 21/05/2024 14:07

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 03 jul, 2023

JBS leva 1500 trabalhadores para a Austrália


OS TRABALHADORES DEVEM EMBARCAR ENTRE ABRIL E DEZEMBRO DESTE ANO
Empresa oferece treinamento e dá suporte aos escolhidos

A JBS, empresa global de alimentos, acaba de lançar a nova edição do programa JBS Sem Fronteiras, iniciativa que leva colaboradores do Brasil para trabalhar nas operações da companhia no exterior. São 1.500 oportunidades em diversas funções nas áreas produtivas e administrativas na JBS Austrália. O Instituto J&F, centro de educação para os negócios do grupo J&F, está promovendo a capacitação em idiomas, oferecendo curso de inglês para os participantes do programa. Os colaboradores selecionados embarcam para o território australiano entre abril e dezembro deste ano.

Mato Grosso do Sul se destaca na capacitação e descoberta de talentos dentro da JBS Brasil. Desde a primeira edição do programa, profissionais das unidades de Campo Grande, Anastácio e Naviraí foram selecionados e estão fazendo carreira no exterior. “Somos uma companhia global, com uma cultura sólida e com o foco de ter as pessoas certas nos lugares certos. Temos como missão gerar oportunidades de um futuro melhor a todos os nossos colaboradores e, por isso, acreditamos tanto no JBS Sem Fronteiras”, explica Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil.

Com mais de 140 mil colaboradores na operação brasileira, a JBS é uma das maiores empregadoras do País, estando presente em mais de 20 estados – globalmente, a força de trabalho soma 260 mil profissionais em 24 países. Com o JBS Sem Fronteiras, a Companhia busca reter os seus talentos dentro da organização, aumentar a atratividade das posições produtivas junto às comunidades em que está presente e fortalecer a sua atuação como marca empregadora, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional dentro e fora do Brasil.

Colaborador da unidade da Friboi em Naviraí desde 2020, Otávio Maticoli Ferreira foi um dos selecionados pelo Programa e está atuando na unidade da Austrália há dois meses, na função de especialista da garantia de qualidade. “A JBS é a maior do planeta no seu segmento, e quando me candidatei à vaga em Naviraí eu já pensava em como acessar as oportunidades que a empresa oferece. Ao tomar conhecimento do JBS Sem Fronteiras enxerguei ali a oportunidade que eu buscava para aprimorar meu inglês e ter a experiência de morar e trabalhar em outro país”, conta.

Ferreira ressaltou o suporte dado pela empresa durante a preparação para a mudança e a chegada à Austrália. “A empresa nos deu todo suporte necessário, fazendo com que a todo momento eu me sentisse seguro da minha decisão. Em momento algum me senti desamparado, e quando cheguei minha equipe estava me esperando de braços abertos. Para minha surpresa encontrei muitos brasileiros, além de gente do mundo todo, de diversas culturas, e a gente percebe o empenho da companhia para que todos se sintam acolhidos e respeitados. Percebi que todas as oportunidades que eu teria no Brasil também tenho aqui, e tudo isso me motiva a construir uma carreira na JBS Austrália”.

Para participar da nova edição do programa, os candidatos interessados precisam ter Ensino Fundamental completo, ser colaborador da JBS há, pelo menos, 12 meses e ter, no mínimo, dois anos de experiência. Os aprovados no processo recebem todo o suporte da JBS para a mudança de país, obtendo auxílio no processo do visto, compra de passagem, documentação e contrato de trabalho.

Mesmo quem não fala inglês pode participar. O Instituto J&F oferecerá gratuitamente um curso do idioma com conteúdos interativos e aulas com professores nativos. A plataforma do curso pode ser acessada em qualquer dia e horário, e conta com vídeos, áudios, e-books e atividades. Periodicamente, os alunos realizam testes para avaliação da evolução de aprendizagem.

“Estamos felizes por poder proporcionar aos nossos colaboradores a oportunidade de se desenvolver e, desta forma, contribuírem cada vez mais para o crescimento da nossa empresa e a disseminação e fortalecimento da nossa cultura”, completa Meller.

A JBS Austrália é uma das principais operações da JBS no mundo, respondendo por 9% da receita líquida global da companhia e contando com mais de 14 mil colaboradores. A JBS opera no mercado australiano desde 2007, quando realizou a compra da empresa de bovinos Austrália Meat Holdings. Desde então, vem ampliando seus negócios na região por meio de uma série de aquisições, passando a atuar em alimentos preparados, no segmento de cordeiros, suinocultura e aquicultura.

Atuação em educação

O Instituto J&F é um centro de educação para os negócios mantido pelo grupo J&F, holding que controla a JBS. Integrando empresa, família e escola, o Instituto J&F conduz projetos socioeducacionais com foco no aprendizado profissional e prático. Atualmente, o Instituto J&F possui 913 alunos, sendo que 39% das famílias têm renda per capita até um salário-mínimo e meio.




Deixe seu comentário