Campo Grande, 21/06/2024 09:53

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 23 maio, 2024

Lia Nogueira busca melhorias na Infraestrutura e Educação na Aldeia Pirakua, em Bela Vista


Com o compromisso de promover melhores condições de vida para as comunidades indígenas, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou nesta semana na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul duas indicações voltadas à Aldeia Pirakua (Kaiowa), em Bela Vista.
Para solucionar os problemas de abastecimento de água potável na aldeia, a deputada encaminhou solicitações ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI), ao Ministério da Saúde (MS) à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Ricardo Weibe Nascimento Costa e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Mato Grosso do Sul.
“Nossa prioridade é garantir que todos tenham acesso a água limpa e segura. A comunidade de Pirakua enfrenta dificuldades constantes com o abastecimento de água devido a problemas nas bombas e à contaminação do córrego local”, assegurou a deputada.

Educação de Qualidade

Para assegurar uma educação de qualidade, a segunda indicação apresentada pela parlamentar e encaminhada ao Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e à Prefeitura de Bela Vista busca a construção de uma escola de período integral na Aldeia Pirakua.
“A demanda por vagas nas escolas da região é crescente e muitos alunos precisam viajar longas distâncias para estudar”, destacou a deputada. “Uma escola de período integral na aldeia vai permitir que eles tenham um ambiente educacional completo e de qualidade, próximo de suas casas”, reforçou a deputada.
Lia Nogueira explicou que recebeu as indicações de lideranças locais, Flavia Arino Nunes e Fabison Marques Ireno, e afirmou ainda que segue com seu compromisso com o bem-estar das comunidades indígenas e trabalhando para que os direitos e necessidades dos povos indígenas sejam atendidos com dignidade e respeito.




Deixe seu comentário