Campo Grande, 20/05/2024 10:43

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 06 dez, 2023

Lula quer ampliar frente ampla para eleições de 2026


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende repetir e ampliar para 2026 a frente ampla que o elegeu no ano passado.

O petista, segundo apurou a CNN, tem demonstrado a interlocutores, cada vez mais, a intenção de ser candidato à reeleição. Segundo auxiliares do governo, o petista aposta em uma grande coalizão partidária já no primeiro turno.

O Palácio do Planalto foi informado que nem o MDB e nem o PDT pretendem lançar candidatura própria em 2026.

Tanto é que Lula pretende retomar diálogo com Ciro Gomes até 2026. Ciro já sinalizou à cúpula nacional do PDT que não pretende ser candidato. E dirigentes nacionais do MDB já acenaram com a disposição em apoiar Lula na próxima disputa presidencial.

Inclusive, o partido gostaria de fazer uma dobradinha com o petista caso o vice-presidente Geraldo Alckmin, do PSB, decida concorrer a senador por São Paulo.

O governo federal vê dificuldades em eventuais apoios do União Brasil e do PSD, apesar de os dois partidos comporem a Esplanada dos Ministérios, por questões regionais.

O Republicanos e o PP são descartados. A aposta é que os dois partidos se organizem em uma candidatura de oposição com o PL, de Jair Bolsonaro.

Apesar de acreditar em uma neutralidade nacional do PSD, como ocorreu em 2022, Lula avalia apoiar nomes do partido em disputas estaduais.

É o caso de Minas Gerais, por exemplo, onde Lula está disposto a apoiar uma eventual candidatura a governador do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (MG)




Deixe seu comentário