Campo Grande, 12/04/2024 16:45

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 14 fev, 2024

Lula viaja para o Egito


O presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta semana seu segundo tour internacional ao desembarcar nesta quarta-feira (14) no Cairo, capital do Egito, onde está marcada uma reunião com o presidente Abdel Fattah El-Sisi e uma provável visita à Liga Árabe.

No primeiro ano de mandato de Lula, o governo gastou cerca de 1 bilhão de reais em despesas de viagens.

Só com giros internacionais foram 164 milhões de reais destinados a pagamentos de diárias e compra de passagens, além de outras despesas.

O restante da conta, que passa dos 800 milhões de reais, foi investido em viagens de servidores da máquina dentro do Brasil.

Segundo o Itamaraty, Lula deve abordar problemas relacionados ao conflito entre Israel e Hamas. Deverão também ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação.

Mudança climática e reforma das organizações internacionais são outros prováveis temas de discussão.

Lula também irá para a Etiópia para reuniões bilaterais e participa como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.

Deverão também ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação.

A viagem é a primeira do presidente para fora do país neste ano e a segunda para a África neste mandato, em um gesto que demonstra o interesse do Brasil numa relação mais profunda com economias emergentes.

 




Deixe seu comentário