Campo Grande, 05/05/2024 20:49

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 29 mar, 2022

Mara Caseiro comanda noite de homenagens aos artistas na Alems


A cultura sul-mato-grossense foi exaltada em noite de homenagem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Artesãos do Estado receberam a Medalha Conceição dos Bugres, durante sessão solene híbrida na Casa de Leis nesta segunda-feira (28). O evento proposto pela deputada Mara Caseiro (PSDB) marcou duas datas importantes para a classe: o Dia Estadual do Artesão (19 de março) e a Semana Estadual do Artesanato (19 a 26 de março).

Homenageada Erondina e deputada Mara Caseiro, proponente do evento

“Esse prêmio foi criado para homenagear uma grande artesã, Conceição dos Bugres. Então, hoje, a gente faz a entrega da medalha Conceição do Bugres, que foi uma artesã que teve uma criatividade em um tempo que as coisas eram tão difíceis. Essa mulher rompeu todas as barreiras e conseguiu colocar toda sua arte em bugrinhos que ela confeccionava”, destacou a parlamentar. Um vídeo em memória da artesã que dá nome à honraria foi exibido durante o evento.

Mara Caseiro também enalteceu a importância dos artesãos e do artesanato para MS. “Hoje estamos homenageando vários artesãos e artesãs do nosso Estado. Pessoas que se expressam pelas suas mãos, pela sua arte e pelo amor. É importante a gente lembrar do significado que têm os nossos artesãos, eles que levam um pouco da nossa cultura do Estado, onde eles colocam todo amor, toda sua identidade em matérias-primas que nem imaginamos que possam se transformar em uma peça tão linda”, disse.

A artesã Erondina Mancuelho Peralta foi homenageada e falou em nome dos agraciados. “Queremos lembrar que todos os artesãos são importantes. Quem recebeu essa medalha sabe da importância, ela representa o Oscar do artesanato”, enfatizou.

Evento foi realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo

Vice-presidente da Federação dos Artesãos do MS, Bia Barros, destacou a representatividade da honraria concedida à classe. “Eu já recebi essa medalha, a medalha da Assembleia Legislativa é muito importante para nós, principalmente na Semana do Artesão, período que foi muito benéfico para nós artesãos. É um agradecimento que vem reconhecendo nosso trabalho”, refletiu.

Bia também falou do sentimento de ser artesã. “A gente coloca ali todo nosso amor, toda nossa alma naquele produto que a gente está fabricando, e na hora que a gente se desfaz dele, a gente está se desfazendo de um pedacinho da gente. Mas é importante a gente passar esse produto para frente, para desenvolver e divulgar nosso trabalho. Cada um que adquire está valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, explicou.

Presidente da Associação de Produtores de Artesanato e Artistas Populares de Mato Grosso do Sul, Lucimar Maldonado trabalha com artesãos indígenas há mais de 12 anos. Emocionada ela refletiu sobre o que o artesanato representa. “Não se trata só de divulgar o artesanato de MS e a cultura indígena. Eu falo aqui de resgate da dignidade que o artesanato traz para essas comunidades. O artesanato não é um passatempo, ele é uma profissão, e eu gostaria muito que um dia todos os poderes públicos reconhecessem isso”, disse.




Deixe seu comentário