Campo Grande, 28/04/2024 16:30

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 07 jun, 2023

Mara Caseiro enaltece visita de escolares ao Legislativo


 

 

Estudantes de oito a 14 anos das Redes Municipal e Estadual da cidade de Batayporã visitaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na manhã desta quarta-feira (7), para conhecer o trabalho dos 24 deputados estaduais. Presentes à sessão plenária, o presidente Gerson Claro (PP) deu as boas-vindas.

“Ver crianças debatendo e aprendendo a pensar, seja para a esquerda, direito ou centro, é o que importa: refletir, pensar e ter suas próprias opiniões. Conhecer a política”, disse o presidente, agradecendo a presença de todos. A deputada Mara Caseiro (PSDB) reforçou o agradecimento. “São alunos de várias escolas que nos visitam e que estão se preparando para concorrer ao cargo de vereador e vereadora  mirim, em um projeto da cidade. Olha a importância desse projeto e dessa visita. Aqui temos na Escola do Legislativo [Ramez Tebet] o Projeto Parlamento Jovem, que vamos retomar também, com deputados estudantes”, relembrou a deputada, que é presidente da Escola do Legislativo da ALEMS. O projeto foi pausado durante a pandemia – saiba mais aqui.

Acompanhando os estudantes, o prefeito de Batayporã, Germino da Roz Silva (PSDB), explicou sobre a intenção da criação de vereadores mirins. “O projeto nasceu com intuito de instituir a primeira Câmara Mirim, com a missão de mostrar a política dentro da escola, para que as crianças possam entender como a política pode ser debatida para mudar a vida das pessoas. A gente tem uma banalização da política, uma criminalização da política, mas nós, agentes políticos, temos que mostrar a boa face da política, porque amanhã serão elas que vão palpitar e trazer suas experiências, então que possam fazer isso com propriedade”, explicou.

Em  visita ao Legislativo Estadual mostrou sobre como funcionam as sessões, comissões, indicações, projetos e requerimentos. “Estar aqui hoje traz para as crianças uma proximidade, uma intimidade com o Parlamento e isso é muito importante para o cargo que elas vão desempenhar, então a ALEMS contribui muito para o sucesso desse projeto”, completou o prefeito. A secretária de Educação, Fernanda Scarlet, também acompanhou a comitiva. “Abrimos a seleção para as crianças participarem, estão em campanha e nove serão eleitas, com posse dia 5 de agosto. Eles conheceram também um pouco do Poder Executivo nessa visita à Campo Grande. Teremos encontros quinzenais e, quando eleitos, poderão fazer indicações para o prefeito e ao governador, focando nas proposições voltadas para as escolas”, explicou a secretária.




Deixe seu comentário