Campo Grande, 21/05/2024 13:46

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 13 maio, 2024

Mochi quer poderes unidos ajudando o Rio Grande do Sul


 

Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 09, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Junior Mochi (MDB) fez um apelo pela união dos poderes do estado em apoio ao Rio Grande do Sul, que recentemente sofreu devastação devido a severos temporais.

Mochi propôs aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário seguir o exemplo do estado vizinho de Mato Grosso, onde a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade a doação de R$ 50 milhões para a recuperação de infraestruturas essenciais destruídas pelas chuvas. Este valor, destinado à Defesa Civil do Sul, visa auxiliar na reconstrução de casas, estradas e escolas.

O Rio Grande do Sul contabiliza um trágico saldo de 100 mortos e mais de 130 desaparecidos, com 207,8 mil pessoas desalojadas e mais de 1,4 milhão afetadas. Com 401 dos 497 municípios relatando danos e a necessidade de assistência é urgente.

Um vídeo recente, mostrando um diálogo entre os governadores de Mato Grosso e Rio Grande do Sul, evidencia a solidariedade entre os estados, com Mato Grosso comprometendo-se com uma doação significativa para as vítimas das enchentes e da catástrofe ambiental.

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, confirmou que os recursos virão do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), após um acordo entre as entidades contribuintes do fundo.

Mochi sugere que uma ação similar seja realizada em Mato Grosso do Sul, utilizando recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do estado (Fundersul). “Este é o momento de transcendermos nossas funções institucionais e abraçarmos a compaixão que nos une como seres humanos. Ao nos solidarizarmos com o povo do Rio Grande do Sul, não apenas oferecemos assistência material, mas também enviamos uma mensagem de esperança e fraternidade que ressoa além das fronteiras de nossos estados”, frisou




Deixe seu comentário