Campo Grande, 28/03/2024 06:24

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 17 nov, 2021

Mortes por overdose nos EUA passam de 100 mil em um ano e superam vítimas de trânsito e armas


(Da FSP) –

Uso de opióides sintéticos, como o fentanil, estão entre as causas do aumento de vítimas

epidemia do abuso de drogas nos Estados Unidos bateu um novo recorde, com mais de 100 mil americanos mortos vítimas de overdose em um ano, segundo dados preliminares apresentados pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) nesta quarta-feira (17).

O total de 100.306 foi computado entre abril de 2020 e abril de 2021 e representa um aumento de 28,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 78 mil americanos foram vítimas do abuso de substâncias químicas. Em aumento constante há duas décadas, essa cifra dobrou de 2015 para cá.

Esse número ainda é provisório porque investigações de mortes relacionadas ao uso de drogas podem levar meses, mas o valor apresentado pelo CDC nesta quarta soma 98 mil relatórios de mortes apresentados até agora.

“É hora de enfrentar o fato de que a crise está piorando. Precisamos colocar todas as nossas mãos para trabalhar”, disse o secretário de Saúde, Xavier Becerra.

Rahul Gupta, chefe do escritório de políticas de controle de drogas da Casa Branca, afirmou que o número de vítimas é “inaceitável”. “Uma overdose é um pedido de ajuda”, disse. “Para muitas pessoas, esse pedido não tem resposta. Isso requer todo um conjunto de respostas do governo e estratégias baseadas em evidências”.

O aumento de mortes foi potencializado por opióides sintéticos, sobretudo pelo fentanil fabricado ilegalmente, droga 100 vezes mais poderosa que a morfina e que geralmente é usada combinada a outras substâncias para potencializar seus efeitos.

Anne Milgram, chefe da DEA (Drug Enforcement Administration), órgão de repressão e controle de narcóticos, afirmou que o órgão tem apreendido cada vez mais fentanil. “Só neste ano, a DEA apreendeu fentanil suficiente para prover cada cidadão americano com uma dose letal”, disse, de acordo com a rede americana de rádios NPR.

Cresceu ainda o total de mortes pelo uso de estimulantes, como metanfetamina e cocaína, e por opióides naturais ou semi-sintéticos.

Continue lendo 




Deixe seu comentário