Campo Grande, 28/04/2024 05:09

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 19 maio, 2023

MS registra mais de mil denúncias de exploração sexual infantil


Um levantamento do “Disque 100”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, apontou que de janeiro a abril deste ano, Mato Grosso do Sul registrou 1.092 denúncias de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes, com 6.118 violações de direitos, informa o portal G1.

Os dados estaduais são acompanhados na Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos.

A presidente do CEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) Carla Rodrigues, explica que as ações de combate e sensibilização são constantes ao longo do ano em todo o Estado.

O trabalho de conscientização e combate ganhou reforço após o período de isolamento social provocado pela pandemia. “Precisamos debater a questão. A pandemia trouxe grandes situações que vão incidem muito no aumento de casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes”.

Situações específicas do Estado, principalmente por conta da fronteira com o Paraguai e a Bolívia, são alertas para as entidades e órgãos de proteção.

“Precisamos pensar em como garantir de maneira mais eficiência os direitos dessas crianças e adolescentes. Inclusive na questão da denúncia, pois muitos casos ocorrem dentro da família, e a criança não se sente segura para denunciar, só trazendo a confiabilidade das organizações é que vamos conseguir a proximidade que a criança precisa”, disse Carla.

PLANTÃO DEPCA

Para atender de forma adequada crianças e adolescentes vítimas de violência, desde o início de maio funciona o “Plantão DEPCA” (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, em Campo Grande.

O local tem atendimento no período noturno – a partir das 17h30 -, e aos fins de semana e feriados. Além do atendimento específico com sala de depoimento especial e para registro das ocorrências, o “Plantão DEPCA” também tem à disposição das vítimas, o atendimento do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal).

A DEPCA fica na Rua 25 de Dezembro, n. 474. O telefone é (67) 3323-2500. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

A Depca/Cepol, onde funciona o “Plantão DEPCA”, fica na Rua Soldado Polícia Militar Reinaldo de Andrade, n. 167, Tiradentes. O telefone para contato é (67) 3318-9000. O local funciona de segunda a sexta-feira, no período noturno a partir das 17h30, além de fins de semana e feriado.

Disque 100

O Disque 100 é um canal da política dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante. O serviço também recebe denúncias pelo aplicativo WhatsApp, no número (61) 99656-5008.

Imagens, vídeos e documentos que reforcem a denúncia podem ser enviados por meio do aplicativo. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas – com dados sigilosos – e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. O serviço pode ser acionado por qualquer pessoa, todos os dias, sem interrupção.




Deixe seu comentário