Campo Grande, 29/05/2026 16:12

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 23 jun, 2025

Municípios iniciam hoje pré-conferências sobre direitos da pessoa idosa


A iniciativa é da SAS (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), em parceria com o CMI (Conselho Municipal do Idoso).


Pré-conferências municipais dos direitos da pessoa idosa (Foto: Divulgação)

Com foco em saúde, inclusão, acessibilidade e assistência social, uma série de quatro pré-conferências sobre os direitos da pessoa idosa começa nesta segunda-feira (23) em Campo Grande.

A iniciativa é da SAS (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), em parceria com o CMI (Conselho Municipal do Idoso).

O primeiro encontro ocorre no CCI Vovó Ziza, das 7h30 às 11h30, e deve reunir dezenas de idosos, representantes do governo e da sociedade civil.

A expectativa é de um público total de pelo menos 300 participantes ao longo dos encontros, que servem como preparação para a Conferência Municipal marcada para o dia 30, também no CCI Vovó Ziza.

Os debates seguem o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, definido para a 6ª CONADIPI (Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa), prevista para novembro em Brasília.

As discussões vão girar em torno de cinco eixos principais: financiamento das políticas públicas, acesso ao cuidado integral, enfrentamento da violência e abandono, participação ativa na comunidade e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa.

Segundo a secretária da SAS, Camilla Nascimento, a participação direta dos idosos nesses encontros é essencial para que o poder público possa construir políticas mais eficazes.

As próximas pré-conferências serão realizadas nos dias 24 no CCI Elias Lahdo, 25 no CCI Piratininga e 27 no CCI Jacques da Luz, sempre a partir das 7h30.




Deixe seu comentário