Campo Grande, 24/07/2024 10:41

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 10 ago, 2023

No Festival do Sobá senador Nelsinho anuncia fim do visto aos brasileiros no Japão


Parlamentar é lembrado pela associação de feirantes por ter sido o prefeito a criar o evento, edificar Monumento do Sobá e lutar pelo reconhecimento do prato típico como patrimônio de Campo Grande
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) participou da abertura do 16º Festival do Sobá, em Campo Grande, onde anunciou  a boa notícia aos campo-grandenses. “Quero dizer a vocês que o embaixador do Japão, no Brasil Teiji Hayashi, me informou que é com muita satisfação que, a partir de agora, pela primeira vez na história pós-guerra, isenção de visto para os visitantes brasileiros por até 90 dias ao Japão. Assim, ficará mais fácil aos descendentes daqui conhecerem as suas origens japonesas”, discursou.
Em março deste ano, a convite do Governo Japonês, pelo Programa Juntos da Jica, o senador Nelsinho Trad liderou uma missão parlamentar ao Japão. Na oportunidade, fez a reivindicação dos brasileiros pelo fim da exigência do visto de entrada no país asiático. “Japão para todos! Nesta relação de irmandade com os japoneses; agora, são eles aqui e nós, brasileiros, lá”, comemorou o senador Nelsinho Trad, que ficou encantado com as belezas do Japão e a experiência de conhecer uma cultura milenar.
Por valorizar os costumes nipônicos, com quem convive desde a sua infância, o senador Nelsinho Trad vem defendendo a importância de preservar essa cultura em Mato Grosso do Sul e destacando a importância da Feira Central de Campo Grande. “Já no seu primeiro mandato, como governante, prefeito de Campo Grande, fez o primeiro festival do sobá em 2006. O município de Campo Grande teve o registro do sobá como bem imaterial da nossa Capital”, destacou a presidente da Associação da Feira Central, Alvira Appel, aos visitantes da Ilha de Okinawa, vice-governador Yoshimi Teruya, a sua comitiva e às autoridades presentes no festival.
Há mais de 2 anos, no período em que coordenava a bancada federal de Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad liderou o destino de R$ 15 milhões de recursos federais para a construção de novo empreendimento para Feira Central e, ontem, fez votos de que o sonho se torne realidade aos feirantes e à população da capital. “Não existe nenhuma família que não tenha laços com japoneses. Os japoneses, aqui, chegaram e fizeram história. Quando fui prefeito, instituí o Festival do Sobá em 2006. Já se passaram 16 anos. A Feira Central merece, parabéns a todos, parabéns aos feirantes”, comentou o senador Nelsinho Trad.
Serviço
O 16º Festival do Sobá da Feira Central vai até o dia 13 de agosto. A Feira Central fica na Rua 14 de Julho, 3351 – Centro.
A festa começou ontem, dia 9, com a abertura oficial às 19h30 e com show Trio Parada Dura.  No dia 13, o Festival do Sobá será coroado com a feirona aberta a partir das 11h para almoço especial de Dia dos Pais.



Deixe seu comentário