Campo Grande, 29/05/2026 16:17

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 09 jul, 2025

Noite memorável: Fátima do Sul homenageia Barbosinha


Vice-governador destaca raízes culturais, fé e coragem do povo durante sessão solene na Câmara Municipal

Em uma noite repleta de emoção, história e reconhecimento, a Câmara Municipal de Fátima do Sul realizou na terça-feira (8) a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Fatimassulense, homenageando personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do município. Entre os agraciados estava o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que discursou em nome dos demais homenageados.

Ser cidadão fatimassulense é um sentimento, é raiz, é respeito à terra construída com suor, coragem e fé”, declarou Barbosinha, ao relembrar a formação histórica do município, exaltando a travessia dos pioneiros pelo rio Dourados e os episódios que moldaram a cidade conhecida como “Favo de Mel” de Mato Grosso do Sul.

Destaques do discurso de Barbosinha:

  • Resgate do nome original da cidade, “Vila Brasil”, dado após a primeira missa celebrada por Frei Frederico Miés em 1953;
  • Citação ao marco histórico de 9 de julho de 1954, com a chegada de 450 homens à margem direita do rio Dourados;
  • Homenagem à Nossa Senhora de Fátima, padroeira da cidade;
  • Citações à identidade cultural e artística da cidade, com menções a Almir Sater, Gilson Rosa e Ana Vilela;
  • Frase emblemática de Edson Barros: “Fátima do Sul não é só cidade, é poesia viva que se escreve todo dia”.

Homenageados com o título de Cidadão Fatimassulense:

  • José Carlos Barbosa (Barbosinha) – Vice-governador de MS
  • Gesivan Pedro da Silva
  • Emiliano Leonardo de Souza Espírito Santo (Pastor)
  • Eva Pinto Bernardes (Comerciante)
  • Maria Raimunda Pereira
  • Subtenente Erimar João Nunes
  • Paula Ribeiro dos Santos (Delegada Regional)
  • Diego Candido Batista (Comerciante)
  • Maria José da Silva
  • Rosa Maria Veríssimo Valota (Comerciante)
  • Gabriella Letícia Fernandes de Oliveira (Tenente-Coronel do 14º BPM)

A solenidade foi conduzida com a presença de autoridades locais, familiares e cidadãos que lotaram o plenário. A iniciativa do título concedido a Barbosinha foi do vereador Jairo Fernandes, que o descreveu como “nome que faz parte da história viva de Fátima do Sul”.

Um momento de celebração e pertencimento

A cerimônia reafirmou o orgulho do povo fatimassulense e a importância do reconhecimento daqueles que se dedicam à vida pública, à segurança, ao comércio e à cultura. Para o vice-governador, o título representa não apenas uma homenagem, mas “a honra de pertencer à história de um povo resiliente, acolhedor e comprometido com o futuro”.

 

HOMENAGEM

INTERIOR

POLÍTICA

VICE-GOVERNADORIA




Deixe seu comentário