Campo Grande, 13/01/2025 19:06

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Economia

Economia, Política • 06 dez, 2024

Pela 4a. vez, Águas Guariroba ganha prêmio nacional


 

 

Na noite desta quarta-feira (4), a Águas Guariroba, concessionária responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto em Campo Grande, foi novamente reconhecida no cenário nacional. Durante cerimônia realizada no Estado do Rio de Janeiro, a empresa recebeu o troféu Quíron Diamante, na categoria AMEGSA – As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental Nível III classe Mundial, do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Considerado o “Oscar” do setor, o PNQS destaca empresas que alcançam níveis de excelência na prestação de serviços de saneamento.

 

A premiação é aberta a todas as companhias do país, reunindo concessionárias de diversos estados, como a Aegea, Sabesp, Grupo Águas do Brasil e Sanepar, entre outras. Nesta edição, mais de 30 empresas se inscreveram. Pela quarta vez consecutiva, a Águas Guariroba avançou em sua classificação, conquistando um troféu mais valioso a cada ano, o que reflete a evolução contínua de seus processos.

 

“Esse é um dos maiores prêmios do saneamento nacional e, pelo quarto ano consecutivo, estamos evoluindo e conquistando um troféu mais valioso. Isso mostra o avanço da concessionária na gestão de seus serviços de excelência”, ressaltou a diretora-executiva da Águas Guariroba, Francis Faustino.

 

A avaliação das empresas candidatas ao PNQS utiliza o MEGSA – Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental. Cada participante passa por análise detalhada de processos, operações, resultados e práticas de gestão. “Durante a avaliação, nossas operações recebem examinadores, que analisam nossos procedimentos. Nossos serviços são de excelência, e nossa gestão é, mais uma vez, premiada pelo PNQS”, pontuou o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

 

A concessionária é referência nacional e conta com índices de universalização no fornecimento de água e coleta de esgoto. Campo Grande ocupa a segunda posição entre as capitais brasileiras com melhores índices de saneamento, ficando atrás apenas de São Paulo. A eficiência da empresa se traduz também na redução significativa de perdas de água, passando de 56% para 19%, um índice muito abaixo da média nacional, que supera 30%.

 

Além disso, a Águas Guariroba atingiu com nove anos de antecedência as metas do Novo Marco Legal do Saneamento. O laboratório de efluentes da concessionária foi o primeiro do Mato Grosso do Sul a receber a acreditação do INMETRO (CGCRE) em sete processos de análise. Em 2024, o programa de redução de perdas da empresa foi destaque nacional no 8º Prêmio Casos de Sucesso, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

O PNQS foi criado em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade. Além da categoria AMEGSA, o prêmio conta com outras modalidades e reconhece empresas que se sobressaem em inovação, eficiência operacional, gestão de ativos e relacionamento com fornecedores. O objetivo é incentivar a adoção de boas práticas de gestão no setor de saneamento ambiental, assegurando serviços mais eficientes, sustentáveis e confiáveis à população.




Deixe seu comentário