Campo Grande, 23/06/2024 05:19

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 02 fev, 2024

Pesquisa do PL mostra disputa entre Lula, Michelle e Tarcísio


(Da coluna de Lauro Jardim, em O Globo) – 

Será apresentada hoje ao comando do PL uma pesquisa nacional feita pela Paraná Pesquisas na segunda quinzena de janeiro com 2026 pessoas de todos os estados brasileiros. A Paraná é o instituto preferido do partido de Bolsonaro.

Uma parte do levantamento é sobre o quadro eleitoral para presidente se as eleições fossem hoje — uma especulação sobre o distante panorama em 2026, mas, de qualquer forma, é relevante medir o pulso da população.

Uma das perguntas confrontou Lula com Jair BolsonaroMichelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas num hipotético segundo turno.

Lula venceria Bolsonaro (que está inelegível, ressalte-se) por uma pequena margem, um empate técnico: 44% a 42%. Triunfaria também sobre Michelle, mas por margem mais larga: 45% a 38%. Assim como sobre Tarcísio de Freitas: 56% a 35%. O governador paulista tem um desempenho pior, mas, em compensação, sua rejeição é mais baixa que a de Bolsonaro e Michelle.

Outra parte da pesquisa reforça a impressão de que o discurso bolsonarista nas redes sociais tem sido eficiente. Por exemplo: ainda que a inflação tenha caído no ano passado — e a de alimentos ainda mais — segundo a pesquisa 48% dos brasileiros dizem que “os preços subiram nos supermercados em 2023”.

 




Deixe seu comentário