Campo Grande, 17/05/2024 11:05

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 25 set, 2019

Pesquisa retrata preferências variadas dos campo-grandenses


De lugares mais frequentados a opções de comunicação levantamento foi feito pelo IBP

O Shopping Campo Grande é o lugar mais frequentado pelos moradores da cidade. Esta é uma das revelações de uma consulta do Instituto Brasileiro de Pesquisas (IBP) para aferir as diversas escolhas dos campo-grandenses, desde os endereços mais atrativos às sintonias de rádio e TV e profissionais da comunicação. Neste levantamento, por causa das múltiplas respostas os números passam dos 100%.

O Shopping Campo Grande recebeu 35,28% das manifestações dos entrevistados. Em segundo lugar, o Parque das Nações Indígenas (no complexo do Parque dos Poderes) chegou a 30,14%. Destacam-se ainda a Feira Centra/Esplanada (28,21%), Camelódromo/Mercadão (24,35%), Centro da cidade (15,64%), Shopping Norte-Sul (13.07%), Shopping Bosque dos Ipês (12,28%), Avenida Afonso Pena (11,4%), Orla Morena/Aeroporto (9,07%) e Avenida Bom Pastor (7,57%). As pessoas que citaram outros lugares, que não souberam responder ou não responderam são 17,42%.

COMUNICAÇÃO

Entre os 10 sites eletrônicos de notícias mais acessados, o líder é o Campo Grande News, com 45,07%, à frente do Midiamax (27,35%), Correio do Estado Online (18,42%), JD1 Notícias (17,21%), G1MS/TV Morena (16,50%), Top Mídia News (15,28%), Página Brazil (13,14%), Capital News (4,21%), Conteúdo MS (3,07%) e O Jacaré (2,57%).

As pessoas que citaram outros lugares, que não souberam responder ou não responderam totalizam 14,64%.

A Capital 95,9 é a emissora de rádio mais ouvida: 26,14%. A Blink aparece em seguida, com 22,07%, à frente da Cidade (20,42%), Mega (18,35%), Difusora (16,21%), Globo (14,28%), Morena (9,07%), Educativa (7,14%), Uniderp (6,21%) e CBN (5,50%). Uma parcela de 17,64% não respondeu, não soube responder ou citou outras opções.

Na consulta sobre os 10 programas de maior audiência o mais ouvido é o Tribuna Livre, da Capital FM (52,14%). Os demais se sucedem assim: Amor Sem Fim, da Cidade (35,21%); Café com Blink (28,35%); Capital Meio Dia (19,28%); Comitiva Pantaneira, da Difusora FM (16,07%); Horário de Pico, da Blink (15,28%); Bom Dia Mega, da Mega FM (11,50%); Refazenda, da Cidade (9,21%); Alto Astral, da Cidade (7,07%); e Eu Curto, da Capital (4,42%).

As pessoas que citaram outros lugares, que não souberam responder ou não responderam totalizam 18,35%.

TELEVISÃO

A líder de audiência entre as emissoras abertas é a TV Morena (Globo), com 65,15%. Na segunda posição, a TV Campo Grande (SBT) tem 17,07% dos telespectadores. As demais emissoras se alinham nesta sequência: TV MS (Record), 9,21%; TVI (Bandeirantes), 7,28%); TV Educativa (4,14%); Rede TV! (2,07%); e TV Imaculada (1,00%). Uma parcela de 15,58% não respondeu, não soube responder ou citou outras opções.

Entre os programas de TV com produção local a maior audiência está com “O Povo na TV”, do SBT (TV Campo Grande). O MS1, da TV Morena ocupa a segunda posição, com 25,35%. Em seguida o MS2 (TV Morena), com 13,07%; Cidade Alerta (Record MS), 10,21%; Bom-Dia MS (TV Morena), 9,07%; Balanço Geral (Record MS), 8,64%; SBT MS Notícias, 7,28%; Meu MS (TV Morena), 5,50%; MS Urgente (TVI Band), 4,64%; e Garagem da Notícia (Rede Brasil), 2,28%. As pessoas que citaram outros programas, que não souberam responder ou não responderam são 17,42%.

O IBP constatou que Tatá Marques é o líder entre os locutores/apresentadores mais queridos, com 68,07%. Depois, pela ordem, estão: Lucas de Lima (45,71%), Rodrigão (40,50%), Jean Carlos – Potência (35,14%), Miltinho Viana (33,64%), Maurício Picarelli (28,35%), Joel Silva (21,42%), João Bosco de Medeiros (15,28%), Pedrinho Espina (11,21%); e Otávio Neto (7,07%).

Um grupo com 13,35% dos entrevistados não respondeu, não soube responder ou citou outras alternativas.

O levantamento foi encomendado pelo Jornal Correio do MS. Realizado entre os dias 12 e 22 deste mês de setembro com 1.400 eleitores acima de 16 anos nas seguintes regiões urbanas: Central, Segredo, Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa e Imbirussu. Para um intervalo de confiança de 95% na amostra com 1.400 entrevistas, a margem máxima de erro estimada foi de 2,8%, para mais ou para menos.

O IBP quis saber quais os 10 jornalistas/colunistas de maior credibilidade em Campo Grande. O resultado trouxe em primeiro lugar Manoel Afonso, com 40,07%. Depois aparecem Edivaldo Bittencourt (31,50%), Dante Filho (28,35%), Edson Moraes (22,21%), Liziane Berrocal (15,28%), Fernando Soares (14,58%), Eliezer David (12,07%), Adilson Trindade (11,21%), José Marques (9,28%) e Laureano Secundo (8,64%).

Não souberam responder, não responderam ou citaram outros profissionais um total de 21,35% dos entrevistados.

O levantamento foi encomendado pelo Jornal Correio do MS. Realizado entre os dias 12 e 22 deste mês de setembro com 1.400 eleitores acima de 16 anos nas seguintes regiões urbanas: Central, Segredo, Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa e Imbirussu. Para um intervalo de confiança de 95% na amostra com 1.400 entrevistas, a margem máxima de erro estimada foi de 2,8%, para mais ou para menos.

Envie seu Comentário




Deixe seu comentário