Campo Grande, 30/04/2024 12:53

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 26 jul, 2023

Planalto ampliará espaços para acomodar Centrão


O Palácio do Planalto decidiu ampliar o número de espaços na Esplanada que podem ser alvo de baixas para acomodar os novos aliados do Centrão.

O movimento preocupa aliados e precipitou uma movimentação sem precedentes dentro do governo para que ministros se segurem no cargo.

Além do Ministério do Esporte, passou a ser uma possibilidade para abrigar o Republicanos, segundo fontes que acompanham as conversas, os ministérios de:

Ciência e Tecnologia,

o de Portos e Aeroportos,

e o da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços.

O ataque especulativo fez com que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se movimentasse para demonstrar apoio à permanência de Luciana Santos (PCdoB) nas pasta de Ciência e Tecnologia.

Já o ministro Márcio França (PSB) conta nos bastidores com um poderoso aliado para não ter de ser trocado de Portos e Aeroportos. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que é seu correligionário, tem atuado para mantê-lo no ministério.

Ana Moser vinha recebendo o apoio da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, para não ser sacada do posto.

Ao explorar diversos caminhos para trazer ao governo PP e Republicanos, o governo mostra que tem tido dificuldade para conciliar os diversos interesses em jogo.

A chegada das duas siglas é vista como inevitável por integrantes do governo e a demora em definir o desenho da reforma ministerial tem, inclusive, deixado parte do Centrão descontente.

Há avaliação de que, caso o Planalto siga evitando bater o martelo sobre as mudanças, é possível que haja repercussão no andamento da pauta na retomada dos trabalhos legislativos.

A Câmara tem de votar ainda o Marco Fiscal, projeto considerado prioritário para a Fazenda e que, nos planos do Planalto, já estaria resolvido a esta altura.




Deixe seu comentário