Campo Grande, 28/04/2024 15:00

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 23 jul, 2022

Prefeitura entrega revitalização da unidade de saúde do Jardim Antártica


A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta sexta-feira (22) a revitalização da Unidade de Saúde da Família Dr. Alfredo Assef Buainain, localizada no Jardim Antártica. É a décima unidade a receber melhorias só este ano, e a previsão é de que outras cinco sejam revitalizadas até dezembro com recursos próprios pelas equipes da Divisão de Manutenção Predial da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destaca o compromisso da gestão com a população campo-grandense e com os servidores da saúde que passam a contar com melhores condições para atendimento. “Dar condições e oferecer uma estrutura adequada para que eles possam trabalhar e os pacientes encontrem um ambiente mais acolhedor. Esse é o nosso papel”, diz.

Para a diarista Ana Maria Nascimento, 57 anos, a revitalização da unidade representa uma conquista para todos os moradores.

“Eu moro aqui no bairro há mais de 20 anos e é a primeira vez que a unidade é reformada depois que ela foi inaugurada. Para nós é uma alegria muito grande porque agora temos uma unidade praticamente nova de novo. A gente se sente mais valorizado. Sem contar que nós temos um atendimento muito bom aqui, então os profissionais também merecem ter um lugar melhor para trabalhar. A gestão está de parabéns por ter esse olhar voltado para as nossas necessidades.

A unidade recebeu melhorias na pintura em geral, revisão hidráulica, elétrica, revitalização das placas de identificação, troca de vidros, revisão de portas e janelas, revisão no telhado, revisão no ar condicionado, colocação de ar condicionado novo nas salas: triagem, coleta, curativo e de reunião, troca de mesa de reunião, colocação de insulfilmes nas janelas dos consultórios, revisão e pintura nos banheiros dos pacientes.

“É uma melhoria bastante significativa que confere outro aspecto para a unidade. Melhora até mesmo o acolhimento dos pacientes que se sentem mais valorizados em ter uma unidade melhor estruturada, digamos assim, perto da casa deles. Nós, enquanto servidores, também estamos bastante felizes porque essa melhora na ambiência também contribui no nosso trabalho”, destaca a gerente administrativa da unidade, Lucinéia de Souza Barbosa

A unidade atende aproximadamente 10 mil pessoas em sua área de abrangência, sendo os bairros: Jardim Antarctica, Jardim Tijuca, Coophamate e Vila Glória.

Além da USF Jardim Antártica, outras dez unidades de saúde foram revitalizadas este ano pelas equipes da Sesau: USF Vila Fernanda, USF Paulo Coelho Machado, USF Vila Carvalho, UBS Buriti, USF Sírio Libanês, USF Paradiso, UBS Dona Neta, USF Serradinho, UBS Estrela do Sul e CEDIP.

A expectativa é de que até o fim do ano, mais cinco unidades recebam as intervenções: USF Estrela Dalva, USF Ana Maria do Couto, USF Jardim Noroeste , USF Azaléia e USF Vida Nova.

Unidades ampliadas

Desde 2017, nove novas unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo e Aero Rancho, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas.

Atualmente, o Município conta com 72 unidades básicas e de saúde da família e a sexta maior cobertura de saúde da família entre as capitais. “Neste período nós dobramos o número de equipe de saúde da família , o que significa mais médicos, enfermeiros e demais profissionais para atendimento da população”, concluí o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

A previsão é de que outras três novas unidades sejam entregues até 2024 no Jardim Santa Emília (em fase final), Jardim Presidente e Perdizes. Outras 30 unidades, incluindo o Centro de Especialidades Médicas (CEM), as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs), devem ser reformadas




Deixe seu comentário