Campo Grande, 10/07/2025 03:02

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 30 jun, 2025

Primeira Infância: Jerson Domingues divulga programa no interior


O Conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS)Jerson Domingues, tem percorrido diversos municípios do Estado em uma série de encontros com gestores públicos para reforçar a importância de priorizar a Primeira Infância nas políticas públicas municipais. A ação faz parte do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância (PPI), que conta com a adesão de 79 prefeituras sul-mato-grossenses.

Durante as reuniões do programa “Diálogo com o Gestor”, Domingues destaca que o cuidado com crianças de zero a seis anos deve estar no centro das decisões administrativas.

“Cuidar das nossas crianças é uma prioridade que deve estar no centro das decisões administrativas. São os primeiros anos que definem o futuro das nossas cidades e do Estado”, afirmou o presidente do TCE-MS.

PPI: compromisso com o futuro

O programa visa garantir o desenvolvimento humano e social sustentável, com foco na formulação e implementação dos Planos Municipais da Primeira Infância (PMPI). A estratégia é amparada em formações técnicas, apoio institucional e estímulo à articulação entre diferentes esferas de governo.

  • Capacitações e orientações técnicas para equipes municipais
  • Apoio à formulação de políticas públicas integradas em saúde, educação e assistência social
  • Fomento à cooperação entre órgãos como MPMS, TJMS, Defensoria, Assomasul e UCV-MS

A prefeita de Sonora, Clarice Ewerling, participou de uma das etapas realizadas em Coxim, ao lado de outros prefeitos da região.

“Foi uma honra representar Sonora ao lado do conselheiro do TCE-MS, Jerson Domingues. Seguimos firmes no compromisso de construir um futuro melhor, começando pelos pequenos”, destacou.

Resultados e avanços

Graças à adesão dos municípios e ao engajamento de prefeitos, secretários e conselheiros tutelares, o programa já registra avanços significativos:

  • Grande parte dos municípios já implementaram seus PMPI
  • Rede interinstitucional de apoio consolidada
  • Melhoria na estruturação de políticas públicas para a infância, com reflexos diretos em saúde, educação e proteção social

PPI também fortalece a cultura da planejamento com foco na infância, promovendo uma mudança de paradigma na gestão pública municipal e incentivando investimentos sustentáveis desde os primeiros anos de vida.




Deixe seu comentário