Campo Grande, 04/12/2021

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 21 out, 2021

Professores, administrativos e gestores da Educação homenageados por Marçal Filho


     
Educadores de Mato Grosso do Sul foram homenageados na noite desta terça-feira (19) com a Comenda Professora Maria Ildonei de Lima Pedra. Proposta pelo deputado Marçal Filho (PSDB), a honraria passa a ser entregue todos os anos aos profissionais educadores com atuação no setor público ou privado que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação sul-mato-grossense.A solenidade foi realizada de forma semipresencial no plenário da Assembleia Legislativa e contou com a participação dos homenageados, familiares e da secretária de Estado de educação Maria Cecilia Amendola da Motta, da secretária de Educação de Dourados, Ana Paula Benitez Fernandes, e do presidente da Fetems, Jaime Teixeira.

“Sou resultado da Educação. A origem humilde me revelou ainda criança que, de fato, a educação é um ato de amor. Não existe profissão mais sublime que a de educador, seja ele professor, diretor, coordenador pedagógico, orientador educacional, supervisor de ensino e até mesmo dirigentes de ensino que se dedicam em manter acesa a chama do saber. Justamente por entender que entre todas as profissões a de educador é a mais nobre, apresentei a proposta de homenagear em vida aqueles profissionais que tanto contribuem para o desenvolvimento da educação em Mato Grosso do Sul”, disse o deputado em discurso.

Maria Ildonei

Este é o primeiro ano de entrega da Comenda, que dá nome a uma educadora à frente do seu tempo, enobrecendo a sagrada arte de ensinar, virando referência para todo Mato Grosso do Sul como professora e defensora dos direitos das mulheres. Adriano, filho da professora Maria Ildonei, que morreu há três anos, lembrou das implacáveis lutas em defesa da educação, dos direitos das crianças e no enfrentamento à violência doméstica.

Maria Ildonei foi exaltada pelo presidente da Fetems, Jaime Teixeira. “Ela defendeu a educação pública do estado, defendeu as mulheres. E a gente sente neste mês de outubro, dos professores, o quanto faz falta. Essa Comenda vai eternizar o nome de Maria Ildonei no Estado, para que todos conheçam a história de luta da grande educadora que foi”, destacou. A professora Deumeires de Morais, que foi homenageada, discursou em nome dos agraciados e parabenizou a iniciativa do deputado Marçal Filho em criar uma Comenda para homenagear os educadores e eternizar na memória a história de Maria Ildonei.

A secretária de estado de educação, Maria Cecília, também destacou a proposta da Comenda e disse que valorizar a educação é dar melhores condições de trabalho aos educadores, seja na estrutura física das escolas, como também na política de valorização dos profissionais. “É um conjunto de obras, só assim conseguiremos fazer a sociedade crescer. Parabéns aos homenageados, parabéns Marçal Filho pela brilhante ideia de valorizar os profissionais da educação”, discursou.

Os homenageados da noite foram Ângela Aparecida Bernegozze Monteschio, Bertides Aguiar Ferreira, Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais, Diogo Ferreira de Moraes, Ivarlete Pinheiro Jean Sérgio Clavisso Fogaça, José Aparecido Ocanho Lino, José Vicente Tardivo, José Renivaldo Alencar, Marcos Gomes Vilani, Wilson Akira Tanizaki, Ramona de Lima Aquino, Rudnei Siqueira Bernardes, Nei Elias Coinhete, Idazima Alves de Oliveira, Reynaldo Abraão Camargo, Sandra Bernardes de Souza, Edna Pedrosa Batista, Marcia Regina do Nascimento, Arilda Castro dos Santos, Ayron Vinicius Pinheiro, Antonio José Gaspar Melin, Roberto Figueiredo, Audrey da Silva Milan Conti, Kely Pereira Nogueira, Dalvino da Cunha Silva e Daniela Meili Staut. ( Fonte – Dourados News)




Deixe seu comentário